quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Vereador Edicarlos cobra melhorias na UPA e garante unidade de apoio


Diante das reclamações de moradores do Vetor Oeste em relação à demora em alguns atendimentos prestados na UPA 24h, o vereador Edicarlos Vieira conseguiu do gestor de Saúde do município, Tiago Texera, o compromisso de propor a adequação do serviço. A reunião aconteceu no final da tarde desta terça-feira (12), no Plenarinho da Câmara Municipal.

Uma novidade é que em breve a Prefeitura vai anunciar a contratação de 30 mil consultas para diferentes especialidades, com objetivo de zerar a fila de espera. “Temos feito um trabalho neste sentido, mostrando que as pessoas esperam meses, às vezes anos pela consulta com um especialista. E agora temos o compromisso dos gestores de que quem precisa de cardiologista, dermatologista, neuro e reumatologista, por exemplo, será atendido. Isso é uma vitória de todos nós!”, completou Edicarlos.

De acordo com o vereador, o tempo de atendimento na UPA justificado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde não condiz com o que alegam os pacientes. “O assunto foi até tema de reportagem feita pelo portal Tudo, o que mostra que medidas precisam ser tomadas. Sabemos da dedicação dos funcionários e das chefias da UPA, mas as pessoas não podem ser prejudicadas”, completou Edicarlos.

Os gestores admitiram que há um tempo de espera superior ao normal, principalmente em atendimentos de usuários com pulseiras azuis (casos de menor gravidade). Serão propostas adequações à empresa administradora da UPA, conforme explicou Tiago Texera.

“Temos acompanhado os atendimentos neste novo equipamento de saúde inaugurado há quase dois meses no Vetor Oeste. A importância dele para o sistema público é inegável e toda a população da nossa região tem de se sentir privilegiada por ser a primeira na cidade a contar com isso. Entretanto, recebemos reclamações na demora e no atendimento feito, o que temos por obrigação retratar e cobrar solução dos gestores”, declarou Edicarlos.

Unidade de Apoio

Edicarlos também tratou sobre uma unidade de apoio para o Jardim Novo Horizonte, em que poderão ser realizadas atividades em grupos do ESF (Estratégia de Saúde da Família), grupos com gestantes, diabéticos, idosos e praticantes do Lian Gong. “Na antiga UBS havia um espaço para essas atividades e, diante das nossas solicitações, a Fumas cedeu um centro comunitário na Estrada Municipal do Varjão, na direção da UPA, para estas atividades. O espaço será reformado”, ressaltou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário