quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Combate à dengue: vereador Edicarlos convoca a população para cuidar do bairro



Com as notificações de casos suspeitos de dengue na região do Novo Horizonte, o vereador Edicarlos Vieira está mobilizando a população para que se engaje no combate aos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores da doença.


O período de chuvas e altas temperaturas favorecem a reprodução dos mosquitos, aumentando a possibilidade de transmissão das doenças. As autoridades da saúde mantêm trabalho intenso de combate aos mosquitos, no entanto, para que a ação seja efetiva e contenha o avanço da doença – que pode levar os pacientes vulneráveis à morte – é necessário que a população faça sua parte. 

As equipes estão localizando muitos criadouros, inclusive nas lajes das casas, no quintal, com entulho e material inservível. Somente com a limpeza e organização é possível controlar a doença. “Se as pessoas não tomarem consciência e não se responsabilizarem pela limpeza dos seus espaços, somente as ações da administração não são suficientes para conter o avanço”, argumenta o vereador.

Uma questão de cidadania

A cidadania é uma via de mão dupla, com direitos e deveres. O político, em todas as esferas, existe para servir a população. E o cidadão faz a sua parte, ajudando a construir uma sociedade melhor. Por exemplo: muitos materiais são descartados de forma irregular em áreas públicas e terrenos baldios na nossa região. Isso tem de mudar!

“Além de atrair insetos, ratos, possibilitar o surgimento de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, e deixar o bairro feio, custa muito caro para a prefeitura recolher tudo isso. Esse dinheiro gasto para recolher esses materiais poderia ser investido na contratação de mais exames médicos, na realização de mais cirurgias, na criação de mais vagas em creches”, alerta Edicarlos.

Para o vereador, é hora de conscientizar a população sobre o descarte de lixo e os casos de dengue ocorridos na região. “Precisamos sensibilizar a comunidade sobre a importância  do cuidado com o território em que se vive, lembrando a todos que é fundamental que cuidemos do nosso bairro com responsabilidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário