quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cresce apoio para criação do Distrito do Vetor Oeste



As discussões em torno da revisão do Plano Diretor em Jundiaí trouxeram à tona várias necessidades da população que mora no Vetor Oeste da cidade – estimada em 140 mil habitantes. Na audiência pública de segunda-feira (25), na Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, algumas pessoas citaram a iniciativa do vereador Edicarlos Vieira de criar o Distrito do Vetor Oeste como saída para garantir melhorias.


Mariana Angelita Rodrigues mora no Residencial Jundiaí I e falou na audiência sobre o Distrito. “Participo das reuniões do Coletivo Vetor Oeste e, na semana passada, tivemos um encontro para discutir o Plano Diretor. Foi uma preparação para esta audiência pública”, contou. “Passei a estudar mais sobre o tema e acredito que a criação do Distrito do Vetor Oeste vai nos ajudar muito”, lembrou.

Nilma Luzia Caldeira, também do Residencial Jundiaí, é outra apoiadora da iniciativa. “Acredito que, com o Distrito, todos nós teremos mais condições de batalhar por aquilo que precisamos para o desenvolvimento e qualidade de vida da região. Por isso eu apoio a ideia do vereador Edicarlos”.

Embora não tenha relação direta com a revisão do Plano Diretor, o projeto de decreto legislativo apresentado por Edicarlos à Câmara Municipal tomou conta das falas durante a audiência por proporcionar exatamente o que as pessoas mais pedem naquela região: mais estrutura e serviços.

“O Vetor Oeste possui todos os pré-requisitos para se transformar em Distrito. Os bairros que compõem esta região sofrem com a falta de infraestrutura, crescimento desordenado, sistema viário precário e ausência de serviços como bancos, faculdade, correios, lotérica e delegacia. Isso obriga os moradores a se deslocarem 19 quilômetros até o Centro da cidade”, lembrou o vereador.

De acordo com o parlamentar, não haveria nenhum custo para o município caso o Distrito do Vetor Oeste seja criado. “Somos contra a existência de mais municípios, pois isso vai onerar muito a máquina pública. Queremos o distrito porque poderemos ter a destinação de recursos públicos voltados exclusivamente para áreas essenciais, como Educação, Saúde, Segurança, Trânsito e Transporte. Nós que moramos aqui na região vamos decidir estas prioridades”. Edicarlos também defendeu mais oportunidades de moradia para quem paga aluguel.


FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA EM JUNDIAÍ

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

População recebe convite para debater o Plano Diretor no Almerinda


Seja por meio das mídias sociais, pelo telefone ou mesmo no corpo a corpo com a população, a Câmara Municipal tem importante papel na divulgação de assuntos e propostas que interferem diretamente na vida das pessoas. Neste sentido, o vereador Edicarlos Vieira tem mobilizado os moradores do Vetor Oeste para participação na reunião que discutirá a revisão do Plano Diretor.

Depois do Traviú, agora é a vez do Almerinda Chaves ser contemplado nesta segunda-feira (25), às 19h, na Emeb Ivo de Bona. Na ocasião, a Prefeitura vai apresentar as principais informações sobre o Plano, o que é preciso ser revisto com base nas sugestões que foram dadas pelos munícipes e de que forma estas mudanças vão atingir as pessoas nos diferentes bairros de Jundiaí.

“O Plano Diretor interfere diretamente na vida de todas as pessoas. Há várias necessidades que precisam ser pensadas pela Prefeitura, para o desenvolvimento do município e qualidade de vida. O Vetor Oeste tem 140 mil habitantes, ou seja, é uma cidade dentro de Jundiaí e merece atenção em questões como vagas em creche, mais segurança, trânsito melhor, mais estrutura e geração de emprego e renda. Como avançar neste sentido, usando como ferramenta para isso o Plano Diretor? É neste sentido que estamos trabalhando, sempre para defender os interesses da população”, declarou Edicarlos.


Ele lembrou que além da participação na audiência do Traviú, realizada sábado (16), também esteve nas discussões do Coletivo Vetor Oeste, domingo (17), no Jardim Novo Horizonte. “Fizemos o debate com os moradores na reunião do Coletivo Vetor Oeste, pensando no que é preciso para melhorar nossa região. Todos que participaram estão preparados para o debate na audiência”.

Depois do Almerinda Chaves, a última audiência será dia 27 (quarta-feira), às 19h, na Emeb Professor Geraldo Pinto Duarte Paes (rua Angelo Pernambuco, 180, Eloy Chaves). Após isso, as sugestões serão analisadas pela Prefeitura e transformadas em projeto de lei que seguirá para a Câmara Municipal.

Lembrando que o Plano Diretor é que define o planejamento urbano de um município, levando-se em consideração os interesses da cidade, de cada região e também dos habitantes. Para mais informações e sugestões, acesse: https://planodiretor.jundiai.sp.gov.br/

SERVIÇO

Audiência Pública – Revisão do Plano Diretor
Local: Emeb Ivo de Bona (avenida Francisco Roveri, 505, Parque Residencial Almerinda Chaves
Data: dia 25 (segunda)
Horário: 19h


domingo, 24 de fevereiro de 2019

Carnaval familiar do Bloco Basta Vir e se Divertir fez a alegria da criançada





Nem a chuva que caiu na tarde deste domingo (24) foi capaz de tirar a animação do Bloco Basta Vir e se Divertir, este ano voltado exclusivamente para as crianças e que manteve sua tradição de um Carnaval familiar e do bom divertimento no período que se comemora a festa de Momo.

Agora chamado de ‘CarnaOeste’, o evento teve caminhão de som, DJ e a presença da dupla Rick e Kelly, que agitou a garotada. Durante as quatro horas de animação houve uma série de atividades para crianças e adultos, como apresentações, brincadeiras e músicas típicas.


Com patrocínio de comerciantes do Vetor Oeste, brindes também foram sorteados para os participantes do bloco, com apoio das empresas Ju Calçados; Ju Papelaria; Panificadora TJ; Papelaria Pintando o 7; Jhooe Barbearia; Delícias da Lê, Pizzaria Vienense e Josy Unhas.




Os patrocinadores foram: Bar do Zóio, D’Lucri Produtos de Limpeza, Panificadora Oeste, Escolinha Rola Bola e Academia Transforma. A organização é do Coletivo Vetor Oeste, com apoio do vereador Edicarlos Vieira.





“Mais uma vez o nosso bloco foi um grande sucesso. O novo formato, voltado especialmente para as crianças, agradou em cheio, mantendo a tradição do nosso Carnaval familiar e de muita animação. Foi 10!”, comemorou Edicarlos.





sábado, 23 de fevereiro de 2019

Olha o CarnaOeste aí, gente!!!!


Único bloco de Carnaval do Vetor Oeste voltado exclusivamente para as crianças está de roupa nova e ainda mais animado.

Em 2019, o tradicional bloco ‘Basta Vir e se Divertir’ vem com nova roupagem, mais animação e um único objetivo: manter a união das famílias e do bom divertimento no período que se comemora a festa de Momo. Não há cobrança de ingresso e todos podem se divertir.

Agora chamado de ‘CarnaOeste’, o evento acontece neste domingo (24), a partir das 16h, na rua Pastor Francesco Ciaramella, número 200, no Almerinda Chaves (próximo ao Bar do Zoio). Uma das novidades é que não haverá mais o desfile pelas ruas do bairro (a concentração, até o ano passado, era feita ao lado da Área de Lazer Onofre Canedo, seguindo depois para o local do evento).

De acordo com a organização do CarnaOeste, durante as quatro horas de animação haverá uma série de atividades para crianças e adultos, como apresentações, brincadeiras e músicas típicas.


Abadás

Para fazer o Bloco mais bonito e animado vá ao Bar do Zóio e compre o seu abadá. E mais: se você tiver uma fantasia que não usa mais, aquele confete, aquela serpentina que sobrou do Carnaval passado, leve no Bar do Zóio e faça sua doação. Mas se você quiser comprar e doar, também tá valendo.

Brindes

Com patrocínio de comerciantes do Vetor Oeste, brindes também serão sorteados para os participantes do bloco, com apoio das empresas Ju Calçados; Ju Papelaria; Panificadora TJ; Papelaria Pintando o 7; Jhooe Barbearia; Pizzaria Vienense e Josy Unhas.

Os patrocinadores são: Bar do Zóio, D’Lucri Produtos de Limpeza, Panificadora Oeste, Escolinha Rola Bola e Academia Transforma. A organização é do Coletivo Vetor Oeste, com apoio do vereador Edicarlos Vieira.





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Combate à dengue: vereador Edicarlos convoca a população para cuidar do bairro



Com as notificações de casos suspeitos de dengue na região do Novo Horizonte, o vereador Edicarlos Vieira está mobilizando a população para que se engaje no combate aos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores da doença.


O período de chuvas e altas temperaturas favorecem a reprodução dos mosquitos, aumentando a possibilidade de transmissão das doenças. As autoridades da saúde mantêm trabalho intenso de combate aos mosquitos, no entanto, para que a ação seja efetiva e contenha o avanço da doença – que pode levar os pacientes vulneráveis à morte – é necessário que a população faça sua parte. 

As equipes estão localizando muitos criadouros, inclusive nas lajes das casas, no quintal, com entulho e material inservível. Somente com a limpeza e organização é possível controlar a doença. “Se as pessoas não tomarem consciência e não se responsabilizarem pela limpeza dos seus espaços, somente as ações da administração não são suficientes para conter o avanço”, argumenta o vereador.

Uma questão de cidadania

A cidadania é uma via de mão dupla, com direitos e deveres. O político, em todas as esferas, existe para servir a população. E o cidadão faz a sua parte, ajudando a construir uma sociedade melhor. Por exemplo: muitos materiais são descartados de forma irregular em áreas públicas e terrenos baldios na nossa região. Isso tem de mudar!

“Além de atrair insetos, ratos, possibilitar o surgimento de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, e deixar o bairro feio, custa muito caro para a prefeitura recolher tudo isso. Esse dinheiro gasto para recolher esses materiais poderia ser investido na contratação de mais exames médicos, na realização de mais cirurgias, na criação de mais vagas em creches”, alerta Edicarlos.

Para o vereador, é hora de conscientizar a população sobre o descarte de lixo e os casos de dengue ocorridos na região. “Precisamos sensibilizar a comunidade sobre a importância  do cuidado com o território em que se vive, lembrando a todos que é fundamental que cuidemos do nosso bairro com responsabilidade”.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Homem é preso com 53 porções de drogas no Jardim Novo Horizonte


Um homem foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes, nesta segunda-feira (18), no Jardim Novo Horizonte.


Segundo a Polícia Militar, a equipe recebeu uma denúncia e encontrou o suspeito na Rua 8.

Durante revista pessoal, os policiais localizaram 27 porções de maconha, três de lança-perfume, uma de cocaína e 22 de crack, além de R$ 51.

O suspeito foi encaminhado ao plantão policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Fonte: G1

Jardim Novo Horizonte tem 50 casos suspeitos de dengue



A Prefeitura realizou nesta terça-feira (19) nebulização em trecho do bairro Novo Horizonte, entre a rua 8 e Estrada Municipal do Varjão, nas áreas comuns e nos quintais das residências. No local, após a investigação epidemiológica, foram identificados, ao menos, 50 casos sintomáticos de dengue.

“O trabalho é realizado com o objetivo de conter a transmissão. Recebemos informações de pessoas que iniciaram a sintomatologia no último domingo, ou seja, a transmissão está ocorrendo. Por isso as pessoas precisam limpar os quintais de qualquer objeto que possa acumular água. O mosquito Aedes aegypti se adaptou a viver em água parada suja, não somente na água limpa”, detalha a biomédica da  Ana Lúcia de Castro Silva.

Na região do Novo Horizonte, pela característica do bairro – plano, com muitas construções incompletas e lajes abertas para o acúmulo de água – os mosquitos encontram as condições perfeitas para a criação. Segundo o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, os mosquitos podem voar longas distâncias em busca de alimento. “Somente com o apoio da população será possível conter a doença e evitar óbitos”, argumenta.

Com 7 anos, Alice Vitória Virgílio de Lima está com sintomas de dengue. Na casa onde mora, outras três pessoas estão em situação suspeita. “As manchas coçam muito e tive febre. É muito ruim”, conta a menina. Além da febre repentina, dores no corpo e nas juntas, dor de cabeça e no fundo dos olhos, os exantemas (manchas vermelhas pelo corpo) também são características da doença.

Segundo a tia da criança, Miriã Santos, na casa não foi localizado criadouro, porém, no entorno, vários pontos com larvas foram localizados pelas equipes da UVZ. “O trabalho dos técnicos é importante para que a população entenda a situação”, comenta.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Linha Novo Horizonte-Eloy Chaves tem ampliação de itinerário e alteração de horários


A partir desta segunda-feira (18), haverá um ajuste na linha 542 (Jardim Novo Horizonte-Terminal Eloy Chaves), dando continuidade ao processo de revisão de linhas que compõem o sistema de transporte público de Jundiaí. 

Atualmente, alguns horários de segunda a sexta-feira desta linha só seguem ou partem da Emeb Professora Cléo Nogueira Barbosa, na metade do bairro. Com as alterações, todas as viagens irão atender até o final do Jardim Novo Horizonte, nas proximidades da empresa Maccaferri.



Com esta medida, o trecho entre a escola e a divisa com Itupeva, passando pela Estação de Tratamento de Esgoto e pelas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, passa a contar com um maior número de horários, beneficiando a população. Foram mantidos horários determinados, agora identificados pela letra “B”, que circulam via Fazenda Grande (rua Daniel da Silva) para atendimento aos alunos da escola estadual ou moradores do bairro.

Os horários aos sábados, domingos ou feriados também terão alterações. Os intervalos entre partidas foram regularizados, em média, entre 10 e 30 minutos aos dias úteis, entre 18 e 30 minutos aos sábados e entre 26 e 30 minutos aos domingos ou feriados.

Se houver necessidade, novos ajustes podem ocorrer para aprimorar o serviço. A nova tabela horária está disponível no Terminal Eloy Chaves e no Portal da Prefeitura de Jundiaí – SITU.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

PLANO DIRETOR: No Traviú, população pede proteção do cinturão verde e retorno à área urbana



Dois pedidos foram os mais ouvidos pelo gestor Sinésio Scarabello Filho e todo o staff da Unidade de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, neste sábado (16), na Associação Amigos do Traviú, durante a primeira audiência pública para revisão do Plano Diretor.

Os produtores rurais querem a proteção do Cinturão Verde e quem não deseja mais cultivar quer retornar à classificação de área urbana para poder vender a propriedade ou ao menos dividi-la entre os herdeiros.

Pedro Luiz tem um terreno de 13 mil m2 na avenida da Uva, região do Água Doce. Adquirida em 1998, ela foi regularizada em 2012 e transformada em área urbana. No final de 2016, porém, voltou a ser rural. “Essa mudança nos prejudicou muito, porque agora não posso construir nada. Nem podemos dividi-la entre os familiares, porque o módulo mínimo numa área rural é de 20 mil m2. Precisamos que isso seja corrigido urgentemente”.

José Pompermayer mora no Traviú e tem uma oficina. Foi notificado a fechar o estabelecimento por conta desta mudança no zoneamento. “Tenho cinco dias para fechar minha oficina, mandar os funcionários embora. Isso não é justo, por isso precisamos mudar a classificação do Plano Diretor, pois não faz sentido”.

Moradores dos bairros Corrupira e Fernandes participaram da audiência e explicaram passar pela mesma situação. “Não temos mais como manter a propriedade rural. Sabemos da importância da permeabilidade (do solo) e o valor das nascentes, mas algo precisa ser feito. O bairro dos Fernandes está cheio de indústrias, com trânsito pesado”, lembrou Claudia Ceolin.

“Houve uma discrepância muito grande na última alteração do Plano Diretor, porque minha propriedade está ilhada entre condomínios e só nós permanecemos como rural. Estou vendo aqui que este também é um problema na região do Traviú. Algo concreto precisa ser feito”, pediu Júlio César Veonezi, que mora no Corrupira.

Cinturão

Roberto Loschi é produtor rural e defendeu a proteção dos mananciais e a valorização dos agricultores. “A cidade não tem consciência da importância do Cinturão Verde! Somos produtores de água, somos produtores de alimentos, somos responsáveis até pela qualidade do nosso ar. Temos de ser valorizados”.


A Câmara Municipal está empenhada em contribuir com as melhorias para o Plano Diretor. O vereador Edicarlos Vieira, que representa o Vetor Oeste, demonstrou preocupação com a quantidade de loteamentos irregulares naquela região. “Conversei com muitas pessoas que querem continuar a produzir, mas que precisam ser valorizadas. Então, se for para valorizar a terra, que elas estejam nas mãos de quem cuida dela. É preciso pensar nos comerciantes que empregam pessoas daqui, moram aqui e consomem aqui, fazendo a economia do município girar. Ajustar as diretrizes viárias, pensando na mobilidade, e nas famílias que não desejam mais produzir. A Câmara está à disposição para ouvir estas demandas e contribuir com o trabalho de revisão”, afirmou.

O gestor ouviu atentamente todas as colocações dos moradores e informou que as demandas serão analisadas uma a uma. “Temos de buscar sempre uma situação de paz, mas o Plano Diretor atende primeiro o interesse da cidade, depois do bairro e de cada indivíduo. Nem tudo é possível fazer mas nós vamos trabalhar agora em cima do que ouvimos aqui. Temos de olhar o mundo real e buscar soluções”, declarou Sinésio.

Confira onde serão as próximas audiências:
18/02/2019 – 19h às 22h
EMEB Carlos Foot Guimarães – Rua Ângelo Bardi, n°35 – Bairro Jardim Santa Gertrudes

20/02/2019 – 19h às 22h
EMEB Judith Almeida Curado Arruda -Rua José Seckler Machado, n° 500 – Cidade Nova

23/02/2019 – 9h às 12h
Auditório Elis Regina – Complexo Argos – Avenida Dr. Cavalcanti, n° 396 – Centro

25/02/2019 – 19h às 22h
EMEB Ivo de Bona – Rua Avenida Francisco Roveri, n° 505 – Pq. Resid. Almerinda Chaves

27/02/2019 – 19h às 22h
EMEB Professor Geraldo Pinto Duarte Paes – Rua Angelo Pernambuco, n° 180 – Pq. Eloy Chaves




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Vereador Edicarlos cobra melhorias na UPA e garante unidade de apoio


Diante das reclamações de moradores do Vetor Oeste em relação à demora em alguns atendimentos prestados na UPA 24h, o vereador Edicarlos Vieira conseguiu do gestor de Saúde do município, Tiago Texera, o compromisso de propor a adequação do serviço. A reunião aconteceu no final da tarde desta terça-feira (12), no Plenarinho da Câmara Municipal.

Uma novidade é que em breve a Prefeitura vai anunciar a contratação de 30 mil consultas para diferentes especialidades, com objetivo de zerar a fila de espera. “Temos feito um trabalho neste sentido, mostrando que as pessoas esperam meses, às vezes anos pela consulta com um especialista. E agora temos o compromisso dos gestores de que quem precisa de cardiologista, dermatologista, neuro e reumatologista, por exemplo, será atendido. Isso é uma vitória de todos nós!”, completou Edicarlos.

De acordo com o vereador, o tempo de atendimento na UPA justificado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde não condiz com o que alegam os pacientes. “O assunto foi até tema de reportagem feita pelo portal Tudo, o que mostra que medidas precisam ser tomadas. Sabemos da dedicação dos funcionários e das chefias da UPA, mas as pessoas não podem ser prejudicadas”, completou Edicarlos.

Os gestores admitiram que há um tempo de espera superior ao normal, principalmente em atendimentos de usuários com pulseiras azuis (casos de menor gravidade). Serão propostas adequações à empresa administradora da UPA, conforme explicou Tiago Texera.

“Temos acompanhado os atendimentos neste novo equipamento de saúde inaugurado há quase dois meses no Vetor Oeste. A importância dele para o sistema público é inegável e toda a população da nossa região tem de se sentir privilegiada por ser a primeira na cidade a contar com isso. Entretanto, recebemos reclamações na demora e no atendimento feito, o que temos por obrigação retratar e cobrar solução dos gestores”, declarou Edicarlos.

Unidade de Apoio

Edicarlos também tratou sobre uma unidade de apoio para o Jardim Novo Horizonte, em que poderão ser realizadas atividades em grupos do ESF (Estratégia de Saúde da Família), grupos com gestantes, diabéticos, idosos e praticantes do Lian Gong. “Na antiga UBS havia um espaço para essas atividades e, diante das nossas solicitações, a Fumas cedeu um centro comunitário na Estrada Municipal do Varjão, na direção da UPA, para estas atividades. O espaço será reformado”, ressaltou o vereador.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Tempestade se aproxima do interior paulista com ventos de até 60km/h



A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria vinda do sul do país ajudam a organizar a umidade que vem da Amazônia podendo causar pancadas de chuva dispersas em São Paulo.

O mau tempo segue até sexta-feira (15) e atingirá várias áreas, incluindo toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Haverá um acumulado de cinco dias com valores acima de 130mm nas Regiões Metropolitanas de Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas, São Paulo e Baixada Santista.

Nas demais regiões da faixa leste, incluindo Vale do Ribeira e do Paraíba, estão previstos acumulados acima dos 100mm, principalmente entre hoje (12) e amanhã (13). Na quinta (14), as instabilidades perdem força de manhã, mas retornam na forma de pancadas de chuva forte de tarde e de noite, mantendo o tempo instável e chuvoso na sexta (15).

Por meio do alerta meteorológico, a Defesa Civil informa que a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul favorece a formação de tempestades, com potencial para transtornos localizados em todo o Estado.

Na faixa leste, em especial nas regiões litorâneas, são previstas chuvas fracas a moderadas de longa duração intermitentes e/ou persistentes, condição que eleva o risco de deslizamentos e o nível dos rios nessas áreas.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo recomenda observar a ocorrência de árvores inclinadas, bem como trincas em terrenos, paredes e pisos – e também “muros embarrigados” – pois são sinais da possibilidade de deslizamento antes mesmo do início da chuva.

Em situações como essa, a Defesa Civil deve ser acionada para vistoria. Em casos de deslizamento ou alagamento, recomenda-se não ultrapassar a área atingida e aguardar pelo término da chuva abrigado em local que não ofereça risco.

Para manter a população informada sobre as condições climáticas, a Defesa Civil disponibiliza gratuitamente alertas via SMS. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP (sem ponto ou hífen) para o número 40199.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Mulher: Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha são defendidas pelo vereador Edicarlos


Duas propostas em benefício das mulheres são defendidas pelo vereador Edicarlos Vieira, na Câmara Municipal. Por meio de indicação ao poder Executivo, o parlamentar pede a criação do programa Patrulha Maria da Penha. A implantação do Botão do Pânico, em auxílio às mulheres que contam com medida protetiva, também foi solicitada.


“A Patrulha Maria da Penha, em alusão à lei de enfrentamento à violência contra as mulheres, é uma iniciativa já executada em outros municípios com grande sucesso. É uma inovadora ação para garantir a união de esforços em torno deste tema tão importante”, destacou Edicarlos, ressaltando que a indicação já entrará na pauta da próxima semana. “Nossa Guarda Municipal é uma das mais respeitadas do Brasil e com profissionais altamente capacitados para esta missão”.

Sobre o Botão do Pânico, o vereador explicou que está em tratativas com o poder público. “Nos reunimos na Prefeitura, estamos em contato com a Cijun e também nos reuniremos com a Guarda Municipal para que Jundiaí possa ter este dispositivo de proteção às mulheres”.

A preocupação de Edicarlos faz todo sentido. Os casos de violência contra a mulher aumentaram 20% em Jundiaí em relação a janeiro de 2018. Só no primeiro mês deste ano, já foram 160 registros na cidade. É como se todos os dias sete mulheres aparecessem na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) por terem sido agredidas física ou psicologicamente.

Trabalho

Ainda na faculdade, em 2009, Edicarlos encabeçou a campanha ‘Homens e mulheres contra a violência doméstica’, distribuindo uma cartilha com a Lei Maria da Penha. Nove anos depois, já como vereador, aprovou a lei ‘Transporte é Público, o Corpo da Mulher Não’. “Essa luta não é só das mulheres, mas sim de toda a sociedade. Homens e mulheres contra a violência, combatendo este mal na raiz”, comentou o vereador.

Botão do Pânico


É um dispositivo eletrônico móvel de segurança para que mulheres que tenham medidas protetivas possam enviar alerta imediato à polícia no caso de ameaça ou agressão.  Teve início no Espírito Santo, em 2013. “A experiência do Espírito Santo e de outros municípios demonstra a efetividade do equipamento. O uso da tecnologia ajuda a inibir a ação do agressor e encoraja as mulheres a seguirem suas vidas”, observou o vereador. “A Prefeitura de Jundiaí já conta com um aplicativo, basta apenas adequar o botão ao sistema”. Foto Divulgação/Governo do Ceará

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Moradora do Jardim Novo Horizonte tenta incriminar namorado do ex, acusando-o de estuprar criança


A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí descobriu a tentativa de uma mulher de 20 anos, moradora no Jardim de Novo Horizonte, de prejudicar o ex-companheiro, de 34, acusando-o de namorar um homem responsável por abusar sexualmente da filha do casal, de 4 anos.

De fato, o ex-marido da jovem mantém relacionamento homoafetivo e tem a guarda da menina. Em razão da gravidade da denúncia, seu companheiro passou a ser investigado e uma psicóloga especializada em crianças foi designada para analisar a situação, conversando com a menor, explicou a investigadora-chefe Lilian Picchi.

De acordo com a policial, a profissional pertence ao quadro de funcionários fixos da unidade e frequentemente desenvolve procedimentos específicos para obter das crianças a confirmação de possíveis abusos sexuais.


Neste caso, no entanto, a ocorrência do abuso não ficou comprovada, entendendo a psicóloga que, além de não ser vítima do companheiro do pai, a menina demonstrou verdadeiro carinho pelo homem, com quem convive de maneira harmônica.

Caso fosse denunciado ao Ministério Público (MP), tal pessoa responderia por estupro de vulnerável, podendo passar até 15 anos de reclusão atrás das grades, conforme prevê o artigo 217-A do Código Penal, que estipula sanção ao autor de “conjunção carnal” ou prática de “ato libidinoso com menor de 14 anos”.

Desobediência

Nesta sexta-feira (8), por determinação da delegada Renata Yumi Ono, titular da DDM, a mulher foi indiciada por desobediência e subtração de incapaz. De acordo com a investigadora Andrea, o motivo foi a negativa da mãe em entregar a criança ao ex-companheiro após levá-la para passar 15 dias em sua casa.

Por conta da desobediência, uma vez que o pai tem a guarda legal, a menina teve de ser retirada da casa da mulher. Ela foi levada à sede da DDM, na avenida 9 de Julho, onde o homem aguardava para levar a filha embora. Fonte: Imprensa Policial


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Instituto Federal em Jundiaí forma turma de Técnico em Comércio




O Câmpus Jundiaí do Instituto Federal de São Paulo realizou na noite desta sexta-feira (8) a cerimônia de formatura da turma do curso de Técnico em Comércio. O evento foi realizado no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, onde funciona a instituição.



O vereador Edicarlos Vieira prestigiou a formatura e destacou o sucesso do Instituto Federal em Jundiaí como polo de formação profissional. “O Instituto Federal tem contribuído para o desenvolvimento educacional da população, principalmente para as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho”, disse.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal, pública, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada diretamente ao Ministério da Educação. 

O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.

O campus de Jundiaí funciona desde 2014, instalado no Complexo Argos, atuando no eixo de “Gestão e Negócios”, com vagas em diferentes cursos e modalidades. Possui salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca própria, salas administrativas e espaços de convivência. O Câmpus Jundiaí já formou 120 alunos no curso técnico em comércio e 300 alunos nos cursos de extensão, que possuem fluxo semestral.




Cursos


Atualmente, há 10 vagas remanescentes para o curso PROEJA – integrado ao ensino médio, matrícula de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00.

Pré-requisito: ter concluído o Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos.
a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental;
b) Certidão de nascimento ou de casamento; ,
c) Cédula de identidade (RG) ou cédula de identidade para estrangeiros;
d) Certidão de registro do consulado (para estrangeiros);
e) Título de eleitor, com comprovante de quitação eleitoral
f) Certidão de alistamento militar- ou carteira de reservista, ou, ainda, certificado de dispensa militar (apresentação obrigatória para homens entre 18 e 45an9s);
g)CPF, Com comprovante de regularidade, disponível: em: http://www.receita.fazenda.gov.brlaplicacoes/atct3!cpf/consultapublica.asp;
h) Duas fotos 3X4 recentes e identificadas com o nome no verso;
i) Comprovante de endereço atualizado.

Os documentos deverão ser apresentados em cópias simples "(frente e verso) acompanhadas das suas vias originais.




Estrada de Itupeva será interditada na segunda-feira (11)



A Rodovia Vice Prefeito Hermenegildo Tonoli, a estrada de Itupeva, será interditada na segunda-feira (11), a partir das 11 horas, para que o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM) possa fazer a aferição dos equipamentos localizados no km 3, no bairro do Medeiros, conforme prevê a legislação.

A interdição deve durar de 20 minutos até uma hora e os motoristas terão como opção a avenida Reynaldo Porcari, a partir do trevo do FazGran, ou a Estrada Municipal do Varjão.

Para dar apoio à interdição, equipes da Polícia Rodoviária e do Depertamento de Estradas de Rodagens (DER) estarão no local. Fonte: Tribuna de Jundiaí

Em defesa das mulheres, vereador Edicarlos quer implantação do “botão do pânico” em Jundiaí



Em 2009, quando era estudante nas Faculdades Padre Anchieta, Edicarlos Vieira encabeçou a campanha “Homens e mulheres contra a violência doméstica”, distribuindo uma cartilha com a Lei Maria da Penha. Nove anos depois, em 2018, já como vereador, aprovou a lei “Transporte é Público, o corpo da Mulher Não”. Agora, ele está empenhado em outra frente em defesa das mulheres: implantar em Jundiaí o chamado “Botão do Pânico”.


O vereador destaca que já protocolou projeto nesse sentido e está em contato com o Poder Público para discutir questão. “Nos reunimos na Prefeitura, estamos em contato com a Cijun e em breve nos reuniremos com a Guarda Municipal para que Jundiaí tenha esse dispositivo de proteção às mulheres”, enfatiza.

A preocupação de Edicarlos em relação à preservação dos direitos e da vida das mulheres faz sentido. Os casos de violência contra a mulher aumentaram 20% em Jundiaí em relação a janeiro de 2018. Só no primeiro mês deste ano já foram 160 registros na cidade. É como se todos os dias sete mulheres aparecessem na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) por terem sido agredidas física ou psicologicamente.

Como funciona o botão do pânico

O botão do pânico é um dispositivo eletrônico móvel de segurança preventiva implantado de forma pioneira no Espírito Santo em 2013 para que mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam enviar alerta imediato à polícia em caso de ameaça ou agressão.  “A experiência do Espírito Santo e de outros municípios demonstra a efetividade do equipamento, em razão de ter possibilitado o acompanhamento das medidas protetivas aplicadas pelo Judiciário”, observa o vereador.

Além de permitir o acionamento rápido da polícia, o equipamento de segurança também grava áudios, que podem ser utilizados como provas contra o agressor. O acionamento do botão pela vítima, ao ser abordada ou ameaçada, permite que a polícia saiba de onde o chamado foi feito e envie proteção.

“Queremos que Jundiaí também disponha desse dispositivo. Essa luta contra a violência não é uma luta das mulheres, é uma luta da sociedade. Homens e mulheres contra a violência. Nós temos de combater esse mal na raiz. Mulher tem de ser respeitada e valorizada, não violentada”, arremata Edicarlos.

37 mil alunos retornam às aulas nas escolas municipais nesta segunda-feira (11)



A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí inicia o ano letivo dos 37 mil estudantes (entre infantil, fundamental e jovens e adultos) nesta segunda-feira (11). Os primeiros dias são de adaptação, fundamentais para que as crianças se adequem ao ritmo estudantil, após o período de férias. Os kits de uniformes escolares e de material serão disponibilizados também nesta primeira semana. Nesta sexta-feira (8), foram realizadas as reuniões de pais, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) para a apresentação dos professores das turmas e aproximação do contato com a família, importante para o desenvolvimento das crianças.

Jundiaí conta com 111 escolas, entre creches, educação infantil e ensino fundamental que foram preparadas para a recepção dos estudantes. O Centro de Línguas e o EJA (Escolas de Jovens e Adultos) também reiniciam as aulas.

A partir de definição dos diretores das unidades escolares, o kit de material escolar foi reavaliado e sua composição objetiva a qualidade no atendimento. Os diretores identificaram o desperdício de alguns itens, por isso, neste ano, a gestão do material será feita na escola, de acordo com as necessidades. Todos os alunos terão os seus cadernos, livros, porém, a quantidade que era entregue para suprir o segundo semestre, ficará sob responsabilidade da escola.


“No período de férias, solicitamos à Prefeitura que fossem feitos trabalhos de manutenção nos prédios escolares e as Unidades de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos e Mobilidade e Transporte realizaram o trabalho de roçadas nas unidades e pintura de faixas de pedestres, o que vai prosseguir neste mês de fevereiro”, observou o vereador Edicarlos Vieira. “Além da melhoria para as escolas, com a ampliação e reforma dos prédios, precisamos de mais vagas em creche, mais professores e a implantação de salas de ensino médio pelo EJA. Todas estas reivindicações foram encaminhadas e estão sendo analisadas pela Prefeitura”, acrescentou.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Boletim Defesa Civil – Informações sobre chuvas



A Defesa Civil informa que uma chuva generalizada e persistente atinge o Município desde o início da manhã desta quarta-feira (06). Até as 17h, já foi registrado um volume de 63 milímetros, volume que corresponde a 25% da chuva esperado para todo o mês, considerando a média histórica dos últimos sete anos. A chuva deve continuar nas próximas horas variando de intensidade fraca/média. O vento máximo registrado na região do aeroporto foi de 34 km/h.

O órgão recebeu duas chamadas de quedas de árvores, que foram encaminhadas à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Corpo de Bombeiros e solicitado apoio de agentes de trânsito. As vias já foram liberadas. Não foram registradas ocorrências de inundação/alagamento ou deslizamentos de terra.

Segundo previsão da Defesa Civil Estadual, nesta quinta-feira (07), a instabilidade diminui e o predomínio será de tempo firme. Porém, não se descartam pancadas isoladas durante a tarde. A massa de ar seco deixa o tempo estável de sexta-feira (08) até domingo (10). As temperaturas ficam elevadas durante a tarde e há previsão de chuva fraca e isolada apenas no domingo à tarde.

Prefeitura abre contratação temporária e emergencial para 18 vagas em saúde


Com o objetivo de suprir vagas abertas por profissionais em período de afastamento, a Prefeitura abriu, na segunda-feira (4), edital para contratação de 18 profissionais para atuar na Saúde. O prazo para inscrição dos interessados se encerra na próxima sexta-feira (8). As inscrições só são realizadas pessoalmente, no Paço Municipal, com a apresentação de documentos originais e cópias. A data da prova, que será em uma única etapa, será divulgada na Imprensa Oficial do Município.

Com prazo para atuação de seis meses e cargas horárias que variam entre 20 e 40 horas, e salários entre R$ 3.386,80 até R$ 6.916,61, os interessados nas vagas de Enfermeiro (4), Farmacêutico (1), Médico Clínico Geral (2), Médico Ginecologista e Obstetra (2), Nutricionista (1), Odontólogo (2) e Técnico de Enfermagem (6) devem comparecer ao Paço Municipal (Avenida da Liberdade s/n, 3º andar, ala Norte), na Seção de Atendimento, das 8h às 17h, até sexta-feira (8), munidos de RG, Diploma ou Certificação de Conclusão de Curso Superior na área da vaga, Registro no Órgão de Classe, Registro em Carteira de Trabalho ou Certidão emitida por órgão público. Para se candidatar é necessário ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, ser eleitor e estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares. Não serão aceitas inscrições feitas por meio postal ou em forma condicional.


“Temos feito pedidos para a ampliação dos serviços de Saúde no município e vamos continuar acompanhando este trabalho bem de perto na Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A Prefeitura já anunciou a contratação de 11 novos servidores, como médicos, odontólogo, técnico de enfermagem e psicólogo. Agora foi anunciada essa contratação de mais 18 profissionais em regime emergencial. Entrei na Comissão justamente para fiscalizar melhor os equipamentos públicos de saúde da nossa cidade. E é o que estamos fazendo”, afirmou o vereador Edicarlos Vieira

A prova contará com questões específicas de cada área de atuação. Os detalhes sobre desempate, divulgação de resultados, exame pré-admissional e bibliografias podem ser consultados na edição da Imprensa Oficial 4520, de 01 de fevereiro de 2019, no site da Prefeitura de Jundiaí.

Começa a pavimentação do Loteamento Santo Expedito



A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), deu início à obra de drenagem e pavimentação do Loteamento Santo Expedito, na região do Traviú. A melhoria faz parte do programa “Mais Asfalto”, criado nesta gestão para priorizar investimentos em infraestrutura urbana para recuperação de vias, asfaltamento e manutenções nas ruas e avenidas da cidade.

A pavimentação e drenagem das ruas Nair Tomaseto e Rua 2 vai beneficiar cerca de 320 moradores dos 80 lotes existentes no local. “É uma felicidade muito grande ver esses caminhões e operários trabalhando porque esperamos por isso há muito tempo. Nossos imóveis serão valorizados e não teremos mais que enfrentar um lamaçal em dias de chuva”, comemora a aposentada Benedita Espírito Santo Candello. Já a dona de casa Sônia Maria Dias Brás, que vive no loteamento há 20 anos com o marido e o filho, destaca a melhora na trafegabilidade com a chegada do asfalto. “Fica melhor e mais seguro tanto para carros como para quem anda a pé pelas ruas”, diz.

“Temos trabalhado no sentido de conseguir melhorias que tragam mais qualidade de vida para a nossa população, especialmente no vetor oeste, com investimentos em infraestrutura para recuperação de vias, asfaltamento e manutenções nas ruas e avenidas”, comemorou o vereador Edicarlos Vieira, lembrando que a região do Traviu ainda será beneficiada com uma ampliação e adequação do Sistema de Esgoto. Serão 2,1 km de interceptores, 4,4 km de redes coletoras e 1,1 km de linha de recalque, além da construção de uma estação elevatória de esgoto. “É uma obra que vai resolver o problema de falta de esgoto enfrentado por alguns moradores dos bairros”, ressaltou.  

Atualmente, a empresa contratada pela Prefeitura realiza escavação e assentamento de tubo de drenagem e construção de bocas de lobo nas duas ruas do loteamento. Somente no Santo Expedito, serão asfaltados 2.988 metros quadrados de via e implantados 905 metros de guias.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Descarte irregular de lixo resultou em quase 10 mil reparos nas tubulações de esgoto de Jundiaí



Todo mês são recolhidas toneladas de lixo das redes de esgoto em Jundiaí (SP). Tudo por causa daquela mania que muita gente tem de jogar lixo na rua, no vaso sanitário e na pia do banheiro. Quase 10 mil reparos foram feitos em tubulações da cidade entre 2017 e 2018.

A professora Fabiane Cristina Baldussi Schimitd é um bom exemplo de como economizar água e dar o destino correto para o lixo que produz em casa. Depois de tirar a maquiagem, o lenço umedecido vai para o lixo. Na cozinha, o restinho de óleo que ficou na panela é separado em uma garrafa, mas nunca jogado na pia.

Os filhos de Fabiane, Rodrigo e Maria Luiza, também já aprenderam a lição e jogam o lixo onde ele deve ser jogado. "Eles sabem direitinho, têm as regras aqui, foram ensinados desde pequenos: lixo é no lixo. O vaso sanitário deve ser preservado", conta.

Mas nem todo mundo tem a consciência de Fabiane. Pasta e escova de dentes, lixa de unha, rolo de papel higiênico, estopa ou algodão, absorvente e até fralda são alguns dos objetos que muitas vezes são encontrados na tubulação de esgoto.

O diretor de manutenção da DAE Jundiaí, João Viveiros, explica que os problemas vão de um vazamento na tubulação, passando pelo retorno de esgoto na casa das pessoas, até o afundamento no asfalto de ruas e avenidas. "Nesse terceiro caso, há necessidade de realização de uma obra no local, nós irmos com equipamento, retroescavadeira, pessoal, escavar, chegar até a tubulação e trocar esse trecho de manilha que foi danificado devido a essa obstrução", explica.

Nos últimos dois anos foram feitos nove mil reparos na rede de esgoto da cidade. Grande parte deles por causa de descartes irregulares. Quando esse lixo não para na tubulação, vai para o espaço onde fica a companhia de saneamento de Jundiaí, no Jardim Novo Horizonte
. No ano passado, foram recolhidas no local cerca de 300 toneladas de lixo, uma média de 25 toneladas por mês.
Tudo vai parar no local onde é feito o processo de gradeamento, que separa uma parte do resíduo sólido. Com a ajuda de um funcionário, todo o lixo é retirado. Depois disso, o que é recolhido é pesado e levado para um aterro sanitário.
Isso quando o material descartado de forma irregular não é o óleo. Aí o problema é ainda maior. "Quando chega aqui na estação, esse óleo não é biodegradável, a gente não consegue tratá-lo. Então, ele tem que ser retirado, ele atrapalha o tratamento", ressalta a gerente de tratamento de esgoto Alba Romana. "Tudo isso eleva o custo operacional da empresa com relação à manutenção das redes e também repercute no custo da tarifa", completa João. Fonte: G1


Eu moro eu cuido


A questão do descarte irregular de lixo preocupa o vereador Edicarlos Vieira desde antes de assumir uma cadeira na Câmara Municipal. Com o Coletivo Vetor Oeste, implantou o projeto “Eu moro, eu cuido”, que visa conscientizar a população sobre o descarte de lixo e os casos de dengue ocorridos na região. “A finalidade é sensibilizar a comunidade da importância da apropriação do cuidado com o território em que se vive, lembrando a todos que é fundamental que cuidemos do nosso bairro com responsabilidade”.

Mesmo com essa ação inédita que mobilizou a sociedade, empresas e o poder público a respeito do cuidado com o próprio território, enfatizando a importância de preocupar-se e ter responsabilidade com a limpeza do bairro, ainda existem pessoas que teimam em descartar lixo irregularmente, causando prejuízos a toda comunidade. “Recursos que poderiam estar indo à saúde, educação, segurança ou cultura estão sendo impedidos de chegar a estes destinos por conta dos aumentos dos custos gerados pelo descarte irresponsável do lixo”, asseverou.

“A responsabilidade é de todos, em maior ou menor grau, pelo lixo descartado. Sem querer relativizar o impacto que uma pessoa ou indústria produz ao fazer o descarte incorreto. A responsabilidade é nossa quando o assunto é limpeza urbana. Tanto que as consequências somos nós próprios que sofremos”, arrematou Edicarlos.

Vereador Edicarlos assume presidência da Comissão de Ética; Saúde também é prioridade


A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Jundiaí terá o vereador Edicarlos Vieira como presidente para o próximo biênio 2019/2020. A escolha foi feita na sessão extraordinária desta terça-feira (5), que marca o início dos trabalhos deste ano no Legislativo jundiaiense.

Além da presidência, Edicarlos também será membro das Comissões Permanentes de: Saúde, Assistência Social e Previdência; Infraestrutura e Mobilidade; Justiça e Redação.

Cabe à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar apurar e encaminhar à Mesa Diretora, mediante processo disciplinar, e nos termos do Código de Ética e Decoro Parlamentar, ato de vereador que ofenda a ética e a postura do cargo ou que infrinja o Regimento Interno da Câmara, a legislação em geral.


 “Temos feito um trabalho de muita defesa da população nestes dois anos de mandato, sobretudo a que mais necessita dos serviços oferecidos pela Prefeitura. Ao fazer parte destas comissões para o biênio 2019/2020, tenho plena convicção de que vamos ampliar essas ações já realizadas, especialmente na área da Saúde, para melhor atendimento da UPA Vetor Oeste 24h e da Clínica da Família”, destacou o vereador. 
“Quanto à Comissão de Ética, nossa obrigação como agentes públicos é prezar pela transparência do Legislativo e cumprimento dos deveres de cada parlamentar perante a sociedade. Agradeço o apoio de todos e peço que contem comigo em mais esta missão”.

Presidentes


Conheça as nove Comissões Permanentes e os respectivos presidentes: Direitos, Cidadania e Segurança Urbana (Paulo Sérgio Martins); Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (Cristiano Lopes); Ética e Decoro Parlamentar (Edicarlos Vieira); Finanças e Orçamento (Marcelo Gastaldo); Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Rafael Antonucci); Justiça e Redação (Valdeci Vilar Matheus); Participação Legislativa (Rogério Ricardo da Silva); Políticas Urbanas e Meio Ambiente (Douglas Medeiros); e Saúde, Assistência Social e Previdência (Wagner Ligabó).

É função das comissões deliberar sobre as providências necessárias para esclarecer as proposições apresentadas, determinando diligências e oficiando ao prefeito ou a quaisquer órgãos, por meio do presidente da Câmara. Fazem parte, também, das ações: audiências públicas; convocar agentes públicos para prestar informações inerentes às atribuições; receber petições, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Incêndio atinge quiosque no Parque Botânico do Jardim Tulipas


Um quiosque foi incendiado no Parque Botânico do Jardim Tulipas, na tarde deste domingo (3).

Pelas imagens feitas no local é possível ver que a estrutura ficou destruída. De acordo com a prefeitura, a suspeita é de que tenha sido uma ação de vandalismo.



É o terceiro quiosque incendiado no parque. A Prefeitura registrou boletim de ocorrência e a polícia vai investigar o caso. Fonte: G1

Cáritas abre inscrições para projeto com crianças e adolescentes



A Cáritas Diocesana de Jundiaí iniciará, no Centro Comunitário, no Parque Almerinda Chaves, um novo projeto de atendimento a crianças e adolescentes dos 7 aos 15 anos e seus familiares. O projeto “Construindo na Interação” será desenvolvido em parceria pública com recursos do Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente.

O objetivo da iniciativa é realizar atividades de esporte, cultura e recreação com crianças e adolescentes, motivando a participação das famílias, para maior interação.

As inscrições estão abertas na Cáritas - Avenida Francesco Ciaramella, 10, Almerinda Chaves, no período da manhã.

A programação do projeto é a seguinte:

Atividades esportivas: terça e quinta-feira, das 9 às 10 horas.

Futebol: terças e quinta-feira, das 10h15 às 11h30.

Dança: quarta e sexta-feira, das 9h30 às 11h30.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

PAT divulga vagas disponíveis em Jundiaí e região nesta segunda-feira (4)


Costureira em Geral (liberado em 31/01/2019) – Costureira de máquina overloque. candidatos de jundiai, varzea pta, campo limpo pta. com experiencia em maquina reta e overloque – Exp. 6 meses CTPS – FUNDAMENTAL COMPLETO

Cozinheiro Geral (liberado em 01/02/2019) – 6 meses de experiência em CTPS; ensino fundamental completo; somente candidatos de Jundiaí.

Montador de Móveis de Madeira (liberado em 31/01/2019) – Candidatos de jundiai, varzea pta, campo limpo pta. com veiculo proprio. Exp. 6 meses – FUNDAMENTAL COMPLETO

Operador de Sistema de Refrigeração (liberado em 30/01/2019) – 6 meses de experiência em CTPS; ensino médio completo; somente candidatos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Promotor de Vendas (liberado em 30/01/2019) – 6 meses de experiência em CTPS; ensino médio completo; necessário CNH “A”; somente candidatos de Jundiaí.

Vaga exclusiva PCD (Pessoas com Deficiência) (liberado em 01/02/2019) – Operador de loja – ensino fundamental completo; necessário Laudo médico; somente candidatos de Jundiaí.



Os interessados devem comparecer à rua Zacarias de Goes, 530 – Centro. O atendimento do PAT Jundiaí é feito de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:30 horas. É necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho, PIS ou cartão do cidadão. (Fonte: TV Tec)


Jardim Novo Horizonte é contemplado pelo Banco de Alimentos



Os bairros Jardim Novo Horizonte, Vista Alegre e Santa Gertrudes também passam a ser contemplados pelo Banco de Alimentos, programa da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí. O São Camilo foi escolhido para receber o projeto-piloto, que entrega cestas de legumes e verduras, que seriam descartados, para moradores em situação de vulnerabilidade social.

Nádia Taffarello, gestora da UGADS, afirma que o projeto foi implantado em outras cidades do estado e que o próximo passo é a doação de alimentos também processados. “Estamos adequando a legislação”, afirma. Ainda segundo Nádia, já está sendo estudada a possibilidade de levar o projeto para o Jardim Sorocabana e Jardim Fepasa.

As frutas, verduras e legumes são provenientes do Ceasa de Jundiaí, que doa para o Banco de Alimentos tudo o que não foi vendido e seria descartado. Após a coleta, a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) é a responsável por higienizar e embalar os produtos.

Moradoras que seriam contempladas receberam, durante os meses que antecederam a instalação do programa, oficinas de como preparar legumes e como preservá-los na geladeira. “Aprendi até a fazer maisena com casca de abacaxi”, afirma Lúcia Carvalho, de 38 anos. Ela conta que não consumia esse tipo de alimento por conta do preço elevado, mas atualmente, isso mudou. “Hoje, na minha casa tem batata, legumes e até laranja”, conta.

Oficinas de segurança alimentar serão realizadas no CRAS Vista Alegre, Santa Gertrudes e também no Jardim Novo Horizonte. (Fonte: TV Tec)


sábado, 2 de fevereiro de 2019

Linha Tulipas-Terminal Central tem ajuste a partir de segunda-feira (4)


A partir de segunda-feira (4), a linha 937, que interliga o Jardim das Tulipas e o Terminal Central, passará por ajustes. A linha passará a ter o número 537 e característica alimentadora. O itinerário permanece o mesmo, passando, além do Jardim Tulipas, pelo Loteamento Santa Maria e Avenida João Fernandes Gimenes Molina (Siemens). O embarque ou desembarque será permitido nos pontos da Avenida Jundiaí, do Carrefour e da rodovia Anhanguera.


A medida não terá aumento no tempo de viagem, mas irá beneficiar passageiros que, por exemplo, precisam embarcar ou desembarcar na região do Anhangabaú, sem a necessidade de seguir até o Terminal Central. Além da mudança, também haverá acréscimo de horários ao longo do dia, a cada 1 hora e 15 minutos (atualmente a linha só opera nos horários de pico), passando a ser uma opção para quem quer se deslocar ao Centro. Os horários de pico pela manhã e tarde continuam com intervalos entre 35 e 40 minutos, com pequenas alterações.

A linha também terá o acréscimo de horários específicos que passam na região da Avenida Doutor Wady Badra, no Jardim das Tulipas, onde estão localizadas diversas empresas e o novo Centro de Distribuição do Departamento de Logística e Suprimentos da Prefeitura de Jundiaí. O atendimento será ampliado para 15 partidas identificadas pela legenda B (atualmente ocorrem apenas três). Cabe ressaltar que a linha 571 (Jardim Tulipas – Terminal Hortolândia) também presta serviço ao bairro com intervalos, em média, de 10 a 20 minutos nos dias úteis, 14 a 20 minutos aos sábados e 30 minutos aos domingos ou feriados.

Para o vereador Edicarlos Vieira, medidas como essa são importantes para melhorar a qualidade do transporte oferecido à população. Mas lembra que ainda estamos longe do ideal. "As reclamações são muitas e estamos constantemente cobrando a Unidade de Gestão de Transportes para que promova as melhorias necessárias. Uma das nossas principais lutas nesse sentido é a implantação de um temrinal na região do Residencial Jundiaí, o que, com certeza, facilitaria muito a vida dos usuários", observa.

As novas tabelas horárias estarão disponíveis no Terminal Central, Terminal Vila Arens, Terminal Hortolândia ou no Portal do SITU da Prefeitura de Jundiaí.