terça-feira, 11 de setembro de 2018

Projeto que institui a Campanha “Setembro Verde” de autoria do vereador Edicarlos é aprovado


Promover e debater a inclusão social das pessoas com deficiências. Esse é o objetivo da campanha Setembro Verde, de iniciativa do vereador Edicarlos, aprovada na sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Jundiaí.

“Entendemos que a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência contribuirá fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social, o que permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, justificou Edicarlos.



Presente à sessão que aprovou o projeto,  o presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Jundiaí, Wagner Chachá, agradeceu ao vereador pela iniciativa, que, segundo ele, possibilitará uma maior visibilidade nos processos que envolvem e destacam a inclusão social da pessoa com deficiência. “Esse marco, com certeza, muito contribuirá para o efetivo processo de inclusão social”, afirmou.  




O Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antônio dos Santos, destacou a importância de uma lei municipal que incentive a inclusão social das pessoas com deficiências. “É no município que as pessoas vivem e fortalecer isso no nosso município faz com que a gente possa incluir cada vez mais as pessoas com deficiência na nossa cidade”.


A campanha


Inspirada pelo dia 21 de setembro, considerado desde 1982 o dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a campanha prevê o desenvolvimento de ações que visem estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência; identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.




Para o desenvolvimento dessas ações podem ser adotadas medidas como a realização de palestras e eventos sobre o tema; divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias; realização de encontros comunitários para disseminação de práticas inclusivas e identificação de desafios à plena inclusão social da pessoa com deficiência; IV – iluminação ou decoração de espaços com a cor verde; outras medidas que visem dar suporte e visibilidade à participação e inclusão social das pessoas com deficiência na vida comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário