quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Desfile no Novo Horizonte é exemplo de civismo e amor à pátria


Moradores do Vetor Oeste de Jundiaí deram uma aula de civismo e amor à pátria na manhã desta quarta-feira (5). Acordaram cedo e buscaram as melhores posições ao longo dos 750 metros de trajeto na Estrada Municipal do Varjão para assistir de perto às apresentações comemorativas ao Dia da Pátria. O evento, que chegou à sua nona edição, é promovido pela Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, em parceria com a prefeitura de Jundiaí e Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte.



O Desfile faz parte do calendário de eventos do município desde 2014 e neste ano teve como tema “Música sem Fronteiras”.  Cerca de 2.300 pessoas desfilaram, representando 22 instituições.



O Exército Brasileiro, que abriu o desfile, as principais forças de segurança, órgãos e entidades ligadas à Prefeitura, instituições e escolas, inclusive de cidades da região, deram um show de 3 horas e arrancaram aplausos de quem compareceu ao evento.



Homens, mulheres, crianças: famílias inteiras marcaram presença no desfile e se divertiram com as apresentações que exibiram coreografias e temas variados, sempre com o Brasil e sua rica história como tema. Danças, esportes, tradições foram resgatadas com muita originalidade.


“Todo evento que envolve a integração social e o civismo é gratificante. É um grande exemplo, com certeza foi um desfile de porte até maior que em muitas cidades de nosso País. O que tivemos aqui foi um grande exercício de cidadania com manifestações culturais e a valorização do civismo”, avalia o vereador Edicarlos.




População aprova

Este foi o primeiro desfile da Independência da Isabela Estevão, de três anos. Acompanhada do pai Hélio e da mãe Angela, a blusa e laço amarelos já demonstravam o seu entrosamento com a comemoração. “Nós explicamos para a Isabela o significado desta festa e que as crianças devem comemorar pelo Brasil desde cedo”, explicou Angela, que mora no residencial Jundiaí II.



O pequeno Tomás Camargo, de cinco anos, também estava na avenida pela primeira vez. O motivo, além da festa, era acompanhar o desfile da irmã Thaís Helena, de treze. A intenção da mãe Iara Carmindo, moradora do Bairro do Poste, foi de despertar nos filhos o amor pelo Brasil. “Este é um direcionamento que vale a pena, o de respeito e do devido valor às instituições”.

Desfilaram:
 



Exército Brasileiro – 12º GAC, 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar , 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, 4º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil de Jundiaí, Defesa Civil de Jundiaí, Guarda Municipal de Jundiaí, Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar Ambiental de Jundiaí, Clube do Carro Antigo de Jundiaí , Norberto  Dumalakas – Carro Romiseta – 1958 – vermelha e branca, Fanfarra da Escola Estadual Padre José de Anchieta de Itupeva, EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, EMEB Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho, Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, EMEB Prof.ª Beatriz Blattner Pupo, EMEB Ivo de Bona, EMEB Prof.ª Marly De Marco Mendes Pereira, Escola Estadual Dom Joaquim Justino Carreira, Escola Estadual Professora Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato, Fanfarra Municipal de Cajamar, Casa da Fonte – CSJ, Centro Esportivo “José De Marchi”, CRAS Novo Horizonte (Centro de Referência da Assistência Social), Cáritas Diocesana de Jundiaí - (Centro Comunitário São Francisco de Assis), UBS do Jardim Novo Horizonte, Associação Acolhimento Bom Pastor, Fanfarra da E.E. Manoel José da Fonseca – Itupeva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário