terça-feira, 3 de julho de 2018

Vereador Edicarlos luta por Centro de Convivência do Idoso no Vetor Oeste

A Câmara Municipal de Jundiaí vota em sua sessão ordinária desta terça-feira (3) moção do vereador Edicarlos Vieira de  apelo aos Deputados federais Celso Russomano, Tiririca, Roberto Alves, Marco Feliciano, Paulinho da Força e Gilberto Nascimento por inserção, no orçamento público federal de 2019, de emenda parlamentar para construção de Centro de Convivência do Idoso no vetor oeste do município de Jundiaí.


Em sua justificativa, o vereador lembra que o crescimento populacional de idosos no Brasil ocorre de maneira rápida e progressiva, necessitando da implantação de políticas e espaços voltados para esse público. “Entretanto, um dos maiores desafios na terceira idade, diante de progressivas limitações que possam ocorrer nessa faixa etária, consiste na redescoberta de possibilidades de viver a vida com a máxima qualidade possível”, observa.

Edicarlos lembra que, de acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa a promoção do envelhecimento ativo e saudável é a meta para que toda a ação de saúde aconteça baseando-se no reconhecimento dos direitos das pessoas idosas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização determinados pela Organização das Nações Unidas.

Usando como referência esses princípios, os Centros de Convivência dos Idosos revelam à
sociedade que o idoso não é o individuo marginalizado, dependente, não saudável, mas sim aquele capaz de ser ativo na sociedade em que vive, mantendo as relações sociais e continuando a ter uma boa qualidade de vida com autonomia.

O vetor oeste de Jundiaí, com mais de 140 mil habitantes, ressente-se da falta de um espaço destinado a essa camada da população, para trabalhar a vivência, aprendizado e fornecer maior qualidade de vida aos idosos. “Por isso, a necessidade da construção de Centro de Convivência do Idoso nessa região. Precisamos lutar para que o vetor Oeste seja respeitado como uma verdadeira cidade dentro de Jundiaí. Nossa população tem os mesmos direitos dos moradores de qualquer região da cidade”, comenta.

O vereador justifica que tal solicitação é endereçada especificamente a esses deputados prende-se ao fato de terem sido eles os mais votados em Jundiaí na eleição de 2014. “Até por isso, precisam retribuir à nossa população o voto de confiança que lhes foi confiado”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário