domingo, 29 de julho de 2018

Livro resgata história do Traviú


O bairro do Traviú, localizado no Vetor Oeste de Jundiaí, ocupa importante espaço na agricultura da cidade, graças à vinda para a região de imigrantes italianos, no final do século XIX. Agora, sua história está eternizada por meio do livro “Travihú: Nossa Gente, Nossa História”, escrito por Sabrina Cairo.

Atualmente, o bairro soma mais de 100 pequenas propriedades produtivas, destacando-se na produção de uvas, caqui, pêssego, ameixa, pitaia, legumes e verduras.

O lançamento da obra aconteceu na noite de sexta-feira (27), na Associação Amigos do Traviú, ocasião em que também ocorreu uma mostra de imagens onde os moradores puderam rever amigos e relembrar um pouco da história do bairro.

Conforme Dinah Thomazetto Zanatta, do conselho deliberativo da associação, o livro foi escrito a muitas mãos. “Foram feitas muitas entrevistas com moradores e agricultores”, explicou.

O vereador Edicarlos Vieira esteve presente ao evento e teve a oportunidade de visitar a exposição de fotos antigas do bairro na companhia da anfitriã Alda Rizzetto. “Com seus passos lentos e muita sabedoria, ela reviveu um pouco dessa história de mais de 100 anos do Traviú, juntamente com sua irmã Maria Helena e meu amigo Anderson Alex Tomasetto”, comentou.

Edicarlos destacou ainda que as belezas do Traviú não estão restritas à produção de uvas. As mesmas famílias que ali chegaram no final do século XIX permanecem no bairro até hoje e mantém muito das tradições que trouxeram consigo da Itália. “Por estas características, nesse mesmo evento, foi divulgado um mapa turístico colocando o Traviú como rota da cultura italiana em Jundiaí”, destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário