quarta-feira, 6 de março de 2019

Zoonoses realiza nova ação na região do Novo Horizonte


O trabalho de busca ativa e orientações realizado pela equipe da Zoonoses, em parceria com os agentes comunitários de saúde, da região do Jardim Novo Horizonte, foi retomado nesta quarta-feira (6). O objetivo foi verificar se os moradores tomaram providências quanto às medidas corretivas e preventivas indicadas pelos agentes, assim como nova busca ativa de moradores com sintomas da dengue, doença que registrou 44 casos positivos no bairro neste ano.



De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o trabalho faz parte da estratégia de trabalho adotado pelo órgão neste tipo de situação. “Após a notificação do primeiro caso suspeito, foi realizada a busca ativa de outros sintomáticos e implantadas imediatamente ações de bloqueio. Nelas constaram a fiscalização dos imóveis, eliminação de criadouros e controle químico focal. Dessa forma, foi possível a interrupção da transmissão naquela área. O objetivo dessa segunda fase foi o de verificar a situação atual dos imóveis e reforçar a conscientização da população em relação às medidas preventivas”, explica.

A Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação semanal do Boletim Epidemiológico com dados atualizados das arboviroses para manter a população informada sobre as ocorrências. “É observado que há transmissão de dengue em alguns bairros da cidade e, por isso, toda a população necessita ser proativa quanto à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O momento é agora”, alerta o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

O vereador Edicarlos Vieira, mais uma vez, convocou a população para ajudar no combate à dengue na região. “Se as pessoas não tomarem consciência e não se responsabilizarem pela limpeza dos seus espaços, somente as ações da administração não são suficientes para conter o avanço”, argumenta o vereador.

Para o vereador, é hora de conscientizar a população sobre o descarte de lixo e os casos de dengue ocorridos na região. “Precisamos sensibilizar a comunidade sobre a importância da apropriação do cuidado com o território em que se vive, lembrando a todos que é fundamental que cuidemos do nosso bairro com responsabilidade”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário