terça-feira, 26 de março de 2019

Vereador Edicarlos Vieira homenageia Instituto Federal pelos seus 5 anos em Jundiaí



Por iniciativa do vereador Edicarlos Vieira, a Câmara Municipal prestou uma homenagem, durante a sessão desta terça-feira (26), ao Instituto Federal por ocasião da passagem dos seus cinco anos de instalação em Jundiaí.

"O Instituto Federal tem contribuído para o desenvolvimento educacional da população, principalmente para as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho”, comentou Edicarlos.

O diretor do campus Jundiaí, Lucivaldo Paz de Lira, lembrou que o Instituto Federal tem mais de um século de existência e Jundiaí esperava há muito tempo por uma instituição federal de ensino. “O Instituto verticaliza a educação, investindo do básico até a pós graduação, oferecendo ensino de qualidade, onde 80% dos professores são doutores, que atuam no tripé pesquisa, ensino e extensão”, afirmou.

Contando hoje com 420 alunos, o desafio é ampliar a oferta de vagas, o que só será possível com a construção do campus pleno, em área já destinada para esse fim na região do Residencial Jundiaí. “Estamos fazendo uma articulação com os atores políticos, empresariado e sociedade civil para que o MEC libere a construção”, acrescentou.



Ensino gratuito de qualidade

Para quem estuda no Instituto Federal, a oportunidade de se preparar para ingressar no mercado de trabalho sem pagar nada faz toda a diferença. “Os cursos 100% gratuitos são uma bela oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e progredir”, avaliou Paulo Henrique Onésio dos Santos, morador em Itupeva, que cursa técnico em comércio.

Fazendo o mesmo curso, Keiti da Paz Santos, que mora na Bela Vista, em Jundiaí, também vê na gratuidade uma oportunidade de formação. “Muitos jovens não têm condições de pagar. Daí pode conseguir trabalho com mais facilidade”, disse.

A qualidade do ensino também foi destacada por Jéssica Carmo de Matos, que mora em Cajamar e cursa técnico em Comércio. “O nível é muito bom. Os professores são todos doutores”, observou.


Aluno do curso de Logística, Antonio Fernando de Lima Silva, do Eloy Chaves, foi outro a elogiar a qualidade. “O ensino é muito bom, de muita qualidade, e vai me garantir profissionalmente para ingresso numa carreira”, afirmou. “E uma escola ótima, que abriu novos horizontes. Ele já vai sair empregado”, completou a mãe, Vanessa.



Estrutura

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal, pública, que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada diretamente ao Ministério da Educação.

O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.

O campus de Jundiaí funciona desde 2014, instalado no Complexo Argos, atuando no eixo de “Gestão e Negócios”, com vagas em diferentes cursos e modalidades. Possui salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca própria, salas administrativas e espaços de convivência. O Câmpus Jundiaí já formou 120 alunos no curso técnico em comércio e 300 alunos nos cursos de extensão, que possuem fluxo semestral.

Cursos

São oferecidos cursos regulares nas áreas de Técnico em Comércio, Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Proeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário