Cidade paulista transforma comoção nacional em política pública e sai na frente no combate aos maus-tratos
Jundiaí entrou para a história da proteção animal no Brasil. A cidade aprovou a chamada Lei do Cão Orelha, tornando-se a primeira do país a transformar em legislação um modelo educativo e preventivo voltado ao combate aos maus-tratos e à conscientização sobre o cuidado com os animais.
O projeto é de autoria dos vereadores João Victor, Faouaz Taha, Edicarlos Vieira e Henrique Parra, e nasce a partir da mobilização nacional gerada pelo caso do cão comunitário Orelha, que sensibilizou o país e ampliou o debate sobre violência contra animais e responsabilidade social.
A nova legislação fortalece a política municipal de bem-estar animal, ampliando medidas educativas, preventivas e de responsabilização, com foco não apenas na punição, mas na formação de uma cultura de respeito à vida.
Mais do que uma homenagem, a Lei do Cão Orelha representa uma mudança de postura. A iniciativa parte do entendimento de que cidades mais humanas começam pelo cuidado com todas as formas de vida, reconhecendo o papel dos animais na vida das famílias e na construção de uma convivência mais empática.
Com a aprovação, Jundiaí passa a ser referência nacional no tema e pode inspirar outras cidades brasileiras a adotarem iniciativas semelhantes.
