terça-feira, 28 de maio de 2019

Pode faltar água no Residencial Jundiaí nesta quinta-feira (30)


A DAE Jundiaí realiza, nesta quinta-feira (30), a limpeza e higienização do reservatório do Residencial Jundiaí. Em função do serviço, o abastecimento no bairro poderá ser afetado das 7 às 18 horas.


Para evitar transtornos em casos de manutenção de rede, é importante que cada residência conte com uma reserva mínima equivalente a 250 litros de água por morador/dia, segundo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Zoonoses e Exército vistoriam mil casas em ação do ‘Xô Dengue’ no Novo Horizonte



Aproximadamente mil residências do bairro Novo Horizonte foram vistoriadas nesta sexta-feira (24), em mais uma força-tarefa do “Xô Dengue” em Jundiaí. A ação envolveu mais de 70 profissionais – incluindo técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que realiza a ação; agentes comunitários de saúde e soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) Barão de Jundiahy.

A iniciativa teve como foco a orientação à população local para os cuidados necessários contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti na região, a segunda com maior número de casos na cidade. Mais de 300 já foram confirmados no local, representando quase metade do total registrado no município, que é de cerca de 700.

Durante as quatro horas de operação no bairro, o grupo dividiu-se em equipes para cobrir a maior quantidade de casas possível. Entre as moradoras que recebeu a visita estava Vanessa Cristina Oliveira. Ela conta que sempre tomou os cuidados necessários no quintal de sua casa e no depósito onde trabalha, mas que agora, com a ação no bairro, a atenção redobrou. “Às vezes um potinho minúsculo pode acumular água e ser um foco de larvas do mosquito. Hoje eu olho tudo nos mínimos detalhes, e achei muito certo a Prefeitura de Jundiaí vir até aqui para nos orientar a ter ainda mais cuidados”, diz.

Segundo a coordenadora da UVZ, Ana Lúcia de Castro, mesmo com a população mais engajada no combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, muitos focos ainda são encontrados durante as visitas técnicas. “A vistoria nos imóveis é fundamental. Hoje nós estamos fazendo um repasse, depois de muitas ações já realizadas no Novo Horizonte, para avaliar o comportamento das pessoas e verificar se ainda há água parada e larvas do mosquito, que transmite outras arboviroses além da dengue, como zika, chikungunya e febre amarela”, ressalta.

Ela lembra que a prevenção é a única saída para evitar os focos do mosquito e, consequentemente, eliminar a doença no município. “É preciso acabar com qualquer recipiente que contenha água. O único remédio contra a dengue é eliminar os criadouros.”

Alguns hábitos simples podem ser adotados e acabar de vez com o transmissor. Tampar corretamente as caixas d’água, colocar água sanitária nos ralos e lavar os bebedouros dos animais diariamente com água, esponja e sabão são exemplos deles. Os cuidados também estar nas calhas das residências, principalmente em casos de lajes descobertas, e nas piscinas, que devem ter água tratada corretamente para evitar possíveis focos.

Siemens vai levar Projeto Formare para a Feira de Profissões



A terceira edição da Feira de Profissões terá 27 instituições participantes neste ano, entre elas a empresa Siemens, que estará presente por meio do Projeto Formare. O evento - marcado para o próximo sábado (25), das 9h às 15h, na Escola Estadual Fazenda Grande, em Jundiaí.

O Projeto Formare é um programa de aprendizagem profissional que desenvolve, por meio da ação voluntária, a potencialidade dos jovens residentes em comunidades no entorno da Siemens. Idealizado em 1988 pela Fundação Iochpe, o Formare trabalha com o modelo de parcerias entre empresas na implementação de cursos de educação profissional para jovens com idade entre 18 e 21 anos.

Inaugurada em 2012, a primeira Escola Formare Fundação Siemens funciona dentro do complexo industrial da Siemens em Jundiaí. Os cursos oferecidos capacitam os jovens tanto para a área administrativa, quanto para a técnica, preparando para o mercado de trabalho e contribuindo para a formação de profissionais de alta performance.

As aulas contam com conteúdos semanais e para cada disciplina é formado um time de Voluntários – colaboradores da Siemens que transmitem o próprio conhecimento, focados em desenvolver em seus educandos, competências para o trabalho e para a vida. A sala de aula possui toda a estrutura de uma escola e a procura pelas inscrições aumenta a cada ano mostrando o sucesso do programa, fruto da dedicação dos jovens e dos voluntários que, em conjunto, formam um time que trabalha duro pelo futuro do Brasil.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

CIJUN prepara oficinas de Desenvolvimento de APP para Feira de Profissões


A terceira edição da Feira de Profissões terá 27 instituições participantes neste ano, entre elas as empresas  CIJUN, Siemens e Astra. A informação foi divulgada pela Rede Socioassistencial Jardim Novo Horizonte, responsável pelo evento – marcado para o próximo sábado (25), das 9h às 15h, na Escola Estadual Fazenda Grande, em Jundiaí. 

Entre as atividades programadas estão apresentações culturais, Show de Física, Enredança e o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí e duas oficinas de Desenvolvimento de Aplicativos para celulares e bate-papo sobre profissões de tecnologia, ministrados pelos analistas da CIJUN. As oficinas serão em dois horários: 10h30 e 14h e será preciso fazer inscrição na hora.

A Feira de Profissões é voltada a estudantes do ensino médio e pessoas que buscam informações sobre minicursos, orientação vocacional, divulgação de processos seletivos, apresentação de cursos técnicos e superiores, orientações sobre bolsas e financiamentos estudantis. A entrada é de graça.

Estão confirmadas, além da CIJUN, as participações da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Senac, Senai, Sebrae, Esef, Escolas Técnicas Vasco Antônio Venchiarutti e Benedito Storani, Instituto Federal, Faccamp, UniAnchieta, Faculdade Anhanguera, Siemens, Astra, Cras Novo Horizonte, Cáritas Diocesana, Conselho Tutelar III, Associação Acolhimento Bom Pastor, Grupo de Escoteiros Fazenda Grande, Endesc, Jucipe, Internews, Horta da Escola Fazenda Grande, Zoonoses Jundiaí e Escola Estadual Dom Joaquim Justino Carreira (exposição de artesanatos).

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Vereador Edicarlos encaminha reivindicações ao Governo do Estado



O vereador Edicarlos Vieira esteve nesta terça-feira (21) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, encaminhando uma série de reivindicações. Ele esteve acompanhado pelo vereador Cristiano Lopes, seu companheiro de bancada do PSD, e foi recebido pelo secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Carlos Malufe, e pelo chefe de gabinete, Carlos Takahashi, que protocolaram os pedidos e se comprometeram a encaminhar aos setores competentes.

Uma das principais reivindicações diz respeito ao trevo da Estrada de Itupeva, a Rodovia Hermenegildo Tonoli, com a avenida José Benassi, que continua extremamente perigoso.
“Da forma como está, o local ainda será palco de uma tragédia. É urgente a necessidade de  realização de um planejamento urbano da rotatória com redução de trânsito”, argumentou Edicarlos.

Hospital São Vicente

Como membro da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência da Câmara Municipal, Edicarlos reforçou a importância de incluir o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no programa Santa Casa Sustentável. “Atualmente, dos 13 hospitais estruturantes do Estado, o São Vicente é o único que não está cadastrado nesse programa”, justificou.

ETECVAV

Melhorias na estrutura física da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti também foram solicitadas pelo vereador. Entre elas estão: manutenção preventiva e corretiva; redimensionamento da rede elétrica; troca de brises; manutenção do telhado dos blocos B, C, D e E; reforma e cobertura da quadra; ampliação do estacionamento dos alunos; cobertura da cabine primária; colocação de bombas e dosadores de cloro no poço artesiano a adaptação de ambiente para ampliação de salas de aula. Além disso, Edicarlos também solicitou a abertura de concurso público para a contratação de funcionários e professores. “A ETEC Vasco Antônio Venchiarutti está entre as melhores escolas públicas do país e merece uma atenção especial”, destacou.
“Foi uma reunião bastante proveitosa e agora vamos acompanhar a tramitação dessas solicitações e cobrar o seu atendimento, pois são de extrema importância e urgência”, avaliou o vereador Edicarlos.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

NÃO É RADAR Equipamento em avenidas do Vetor Oeste é para contagem de veículos



Muita gente está preocupada com equipamentos instalados em algumas avenidas do Vetor Oeste, pensando tratar-se de radares de velocidade. Para esclarecer essa situação, o vereador Edicarlos Vieira entrou em contato com a Prefeitura e obteve a informação de que são equipamentos que fazem a contagem de veículos. “Os aparelhos não são radares”, resumiu.

O Departamento de Engenharia de Mobilidade da Prefeitura está fazendo uma pesquisa de tráfego por meio de contagem veicular e seus movimentos de interesse. A pesquisa tem como objetivo gerar dados sobre o número de veículos que circulam por um grupo de vias em um determinado período, apontando os horários de elevado carregamento do viário e os locais onde se destacam os conflitos de trânsito. A contagem é feita com um equipamento de filmagem instalado em carretinhas com câmeras acopladas em uma coluna de suporte. A previsão é de que a contagem seja realizada durante três semanas.


Durante o período de pesquisa, o equipamento será instalado em 50 locais diferentes da cidade, tais como Ponte São João, Estrada Municipal do Varjão, Rua Cica, Rua Bom Jesus de Pirapora, entre outros.

Em conjunto com essas pesquisas, que fornecem dados sobre o tráfego atual, e a partir do conhecimento da forma de geração e distribuição desse tráfego será possível obter um prognóstico das necessidades para melhor circulação. Isso também vai fornecer diretrizes para projetos a serem implantados com o propósito de melhorar a mobilidade na cidade.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Associação Bom Pastor inaugura nova biblioteca


A Associação de Acolhimento Bom Pastor, localizada no Jardim Novo Horizonte, reinaugurou no sábado (11), a sua biblioteca – reformada com recursos doados pela rede McDonald’s. A entidade com 19 anos de história, recebe diariamente cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para atividades no contraturno escolar, além disso também acolhe famílias de jovens atendidos com programas profissionalizantes.

A reforma teve iniciativa de Silmara Nadal Pedro, Supply Chain do McDonal’s Brasil, que inscreveu o projeto na Gincana Bom Vizinho, uma ação interna da rede que incentiva os colaboradores a participarem de ações de apoio à comunidades.

Em 2019, a Gincana Bom Vizinho, completa 17 anos e no ano passado passou a ganhar novas possibilidades, dando maior protagonismo para que os funcionários pudessem liderar e sugerirem auxílio à projetos além dos já existentes.

Nessa categoria especial, a ideia aprovada ganha o apoio financeiro da marca em até R$5 mil reais, como foi o caso da Associação de Acolhimento Bom Pastor.

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza mutirão da saúde no Almerida neste sábado (18)


Cerca de 100 alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), orientados pelo professor Luís Henrique Bignotto, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, vão realizar no sábado (18) o Mutirão de Saúde e Bem Estar – Circuito de Saúde, uma ação do Projeto Vozes das Ruas (PVR) no Almerinda Chaves.

Os estudantes realizarão exames de pressão arterial, glicemia capilar (diabetes), antropometria (peso e medida) e o participante responderá um questionário sobre diversos aspectos de sua saúde. Além disso, oficinas de qualidade de vida serão realizadas para todas as faixas etárias. Tudo inteiramente gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço:

Data: 18 de maio de 2019
Horário: 09h às 14h
Local: Escola Dom Joaquim Justino Carreira
Avenida José Benedito Constantino Rosa, 150 – Parque Almerinda Chaves

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Feira Tutti Buona Gente superou as expectativas no Traviú



A Primeira edição da Feira Tutti Buona Gente (“todas pessoas boas”), aconteceu no domingo (5), no Villa Traviú Eventos, no Bairro Traviú, em Jundiaí, superou as expectativas dos organizadores. Cerca de 800 pessoas passaram pelo evento. “O evento foi a partir das 10 horas e desde a abertura do evento houve movimento o tempo todo”, comemora Isabela Maria Lourenzon, organizadora da feira.



De acordo com ela, o evento contou com a presença de 45 expositores de diferentes seguimentos. “Nossa intenção foi reunir novos empreendedores de Jundiaí e região que precisam ser reconhecidos, agregando pessoas do bem e de bom coração que queiram se ajudar e crescer juntos”, revela.


A escolha do Bairro Traviú para receber a feira teve o objetivo de enaltecer o que há de belo e cultural na cidade de Jundiaí. “E um Bairro que tem uma história italiana, já que os imigrantes italianos passaram por lá, e têm suas origens representadas pelos descendentes que moram no Bairro até hoje”.



Como o público foi melhor do que o esperado, a Feira Tutti Buona Gente deixou um gosto de quero mais. “Pelo sucesso da primeira edição, a próxima já está sendo organizada”, conta Isabela.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Vereador Edicarlos cobra novas placas de identificação em ruas do Almerinda Chaves


O Almerinda Chaves vive um problema em relação à identificação das ruas. As placas toponímicas estão apagadas e precisam ser trocadas urgentemente. Por conta disso, o vereador Edicarlos Vieira está cobrando a Prefeitura de Jundiaí para realizar o serviço.

"Já fiz o pedido para troca das placas, porque muitas estão apagadas ou danificadas. Além disso, existem ruas que nem a identificação tem. Trata-se de necessidade dos moradores que nós temos levado ao Executivo e cobramos a realização", explicou.


Recentemente, o vereador levou ao bairro técnicos da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte para vistoria nas ruas. "Solicitamos a melhoria na sinalização de solo, redutores de velocidade e mais placas de sinalização. Já estão fazendo um estudo sobre isso, inclusive", destacou Edicarlos.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Pode faltar água em parte do Vetor Oeste nesta terça-feira (7)



A equipe da Gerência de Manutenção de Água da DAE realiza, a partir das 8 horas desta terça-feira (7), a substituição de um registro de manobra em uma adutora de 300 mm localizada no bairro Eloy Chaves. O serviço é fundamental para o bom funcionamento do equipamento, que é fundamental para manutenções preventivas e corretivas.

Em função da intervenção, o abastecimento poderá ser afetado, das 8 às 14 horas, nos seguintes bairros: Bairro Medeiros, Condomínio Industrial Jundiaí, Eloy Chaves, Jardim Carolina, Jardim Ermida I e II, Jardim Tereza Cristina, Reserva da Serra, Residencial Jundiai  I e II, Sarapiranga e Vila Pires.

Segundo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, é importante que toda construção mantenha uma reserva mínima de 250 litros de água por morador, por dia, para evitar transtornos no abastecimento durante obras e manutenções na rede.

Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

“Ivo de Bona” terá EJA ensino médio


A partir do ano que vem a EMEB Ivo De Bona, no Almerinda Chaves, contará também com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. Essa era uma antiga reivindicação da Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte. Hoje, a modalidade disponibiliza apenas o Ensino Fundamental.


Por não contarem com uma escola com essa característica, muitos concluintes do Ensino Fundamental, inclusive os da EMEB Ivo De Bona, acabam se deslocando para outros bairros da cidade, o que acarreta custos, ou mesmo interrompem os estudos. 

“A reivindicação é mais do que justa. Fica muito difícil para os moradores do Vetor Oeste se deslocar até a Argos a noite para estudar. Recebemos um abaixo-assinado, encaminhamos para a Prefeitura e agora tivemos a garantia de que a EJA do Ivo de Bona terá ensino médio a partir do ano que vem”, comemorou o vereador Edicarlos Vieira.

Os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos.