quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Lei do vereador Edicarlos agiliza poda de árvores

Tornar o serviço de poda de árvores mais ágil e eficiente, diminuindo o tempo de espera dos cidadãos. Com esse objetivo o vereador Edicarlos apresentou projeto que foi aprovado na sessão desta terça-feira (30) da Câmara Municipal.




O projeto altera a Lei 3.233/1988, que regula a arborização e ajardinamento dos logradouros públicos urbanos, para permitir contratação de empresa ou profissional para autorizar poda, corte ou eliminação de vegetação pública.

“Essa lei tem como principal objetivo agilizar o atendimento das solicitações feitas pelos munícipes no que diz respeito à poda de árvores”, resumiu o vereador.

Edicarlos destacou que recebe, constantemente, pedidos de poda de árvores, que são encaminhados para a Prefeitura e que, muitas vezes, demoram para ser atendidos, devido ao número insuficiente de funcionários para atender a grande demanda, uma vez que é exigido por lei um laudo para execução do serviço.

“Com essa lei aprovada, a Prefeitura poderá contratar serviços de terceiros para a elaboração do laudo necessário para execução da poda. Com isso, certamente, a prestação de serviço seria mais ágil e eficiente, diminuindo o tempo de espera dos cidadãos” acrescentou.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Reconhecimento: ETEC Vasco Venchiarutti está entre as 15 melhores escolas públicas do Brasil




Por iniciativa do vereador Edicarlos, a Câmara Municipoal de Jundiaí prestou, durante sua sessão desta terça-feira (30) uma homenagem à Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti (ETECVAV). Trata-se do reconhecimento à instituição pela qualidade do ensino, que a levou ao 10º lugar na lista das melhores escolas públicas do Estado de São Paulo e 15º entre as melhores escolas estaduais do Brasil.

Edicarlos enfatizou que a valorização e o reconhecimento das instituições que formam profissionais e cidadãos sempre terão espaço no seu mandato. “Hoje tive o orgulho de homenagear a Etec Vasco Antonio Venchiarutti, instituição onde me formei em Meio Ambiente e Edificações e para mim é um orgulho fazer parte desse momento como ex- aluno e agora como membro do Conselho. O ensino de qualidade e 100% gratuito tornou a escola técnica referência de ensino público”, comentou.




O vereador aproveitou a oportunidade para entregar aos representantes da escola uma edição da "Constituição em Miúdos", criada por meio de projeto de sua autoria aprovado na Câmara, que prevê a distribuição do material nas escolsas, levando conhecimento às crianças e adolescentes a respeio de seus direitos e deveres contemplados na nossa Lei Maior.


A diretora da ETECVAV, Rosmari Antônia Concerniani, agradeceu a homenagem, que classificou como um reconhecimento pela excelência do trabalho educacional, social e comunitário desenvolvido na escola. “Enfrentamos dificuldades materiais e estruturais e com elas aprendemos a transmitir o melhor conhecimento aos nossos alunos. Por isso, parabenizo a todos os nossos profissionais que fazem com que a escola atue com respeito e harmonia”, discursou.


Destacando que a ETEVAV conta hoje com 54 turmas, com 2.100 alunos, a diretora lembrou que estão abertas as inscrições para o exame vestibulinho visando o preenchimento de vagas para o ano que vem, em cursos técnicos 100% gratuitos e de qualidade. O prazo termina no dia 12 de novembro, às 15 horas.



Além da diretora, também prestigiaram a homenagem os professores Francisco, Ravizo, Ricardo, Serginho e Lázara, além da coordenadora do curso de Edificações, Neide, e dos alunos Vinícius Matheus, Mayara, Vitória e Lucas.

Ranking

Em julho deste ano, foi publicado um ranking de escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e mais uma vez as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) surpreenderam.

De todas as públicas do Estado de São Paulo, que somaram 60 instituições, 46 delas são de ensino técnico e 11 estão na região metropolitana, o que faz São Paulo se destacar na lista.

E a nossa Etec Vasco Antonio Venchiarutti fez bonito: ficou com a 10ª melhor pontuação entre as escolas do Estado e a 15ª colocação entre as escolas estaduais do País


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Câmara homenageia ETEC Vasco Venchiarutti



Por iniciativa do vereador Edicarlos, a Câmara Municipal homenageia na sessão desta terça-feira (30) a Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti (ETECVAV). A instituição ficou com a 10ª melhor pontuação entre as escolas do Estado, avaliadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Edicarlos se disse honrado em poder prestar uma homenagem à escola onde se formou em Edificações e Meio Ambiente e da qual é membro do Conselho atualmente. “A escola oferece cursos técnicos 100% gratuitos e de qualidade”, observou.


É interessante destacar que o governador eleito do Rio de Janeiro, o jundiaiense Wilson Witzel, também foi aluno da Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti.

A sessão da Câmara Municipal de Jundiaí começa às 18 horas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Promessa cumprida: Cursos profissionalizantes chegam ao Jardim Tulipas

Lutar por qualificação profissional foi uma das principais promessas de campanha do vereador Edicarlos. Desde o início de seu mandato, ele vem lutando pela descentralização dos cursos oferecidos principalmente pelo Fundo Social de Solidariedade e agora a população colhe os frutos desse trabalho. 


Na noite desta segunda-feira (22) foi a vez do Jardim Tulipas receber o benefício, com  o início das aulas do curso de auxiliar administrativo.

“Fechamos algumas parcerias e vamos fechar mais, pois temos centenas de pessoas precisando de emprego, e muitas empresas na região também procuram por mão de obra especializada. Com qualificação terão mais oportunidades”, comentou Edicarlos.


As aulas, ministradas na Escola Estadual Professora Maria de Almeida Schledorn, são totalmente gratuitas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Vereador Edicarlos cobra melhorias para o transporte coletivo e trânsito no Vetor Oeste




O vereador Edicarlos continua lutando por melhorias na questão da mobilidade no Vetor Oeste, especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo e ao trânsito. Para discutir o problema, ele recebeu nesta sexta-feira (19) o Gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, e o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Carlos Augusto Motta Monteiro Navigli, que vieram conhecer de perto os problemas.

Na ocasião, Edicarlos reforçou alguns pedidos que já tinham sido encaminhados para a Prefeitura, como a adequação das linhas de ônibus para atender a UPA, implantação de lombofaixa no Residencial Jundiaí e construção de um microterminal na região.

“Pedi mais uma vez a implantação de sinalização de solo em frente à UPA e também no Residencial Jundiaí I e II e em frente às escolas da nossa região. Também reforcei a necessidade de implantação de alguns redutores de velocidade. Solicitei ainda a melhoria na qualidade do atendimento de ônibus adaptados na nossa região. E também pedimos que a Prefeitura acelere a possibilidade de criação da linha bairro-centro”, acrescentou o vereador. 


“Todas essas reivindicações nós já encaminhamos anteriormente para a Prefeitura e agora reforçamos os pedidos, aguardando que sejam atendidos”, finalizou Edicarlos



quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ETECVAV realiza Circuito de Profissões neste sábado



Neste sábado (20), a ETEC Vasco Antônio Venchiarutti abre as portas para receber os interessados em participar do 7º Circuito de Profissões. Além de acompanhar apresentações de trabalhos dos alunos da escola, quem participar também poderá conhecer os cursos técnicos oferecidos na escola.

De acordo com a Assessora Técnica da escola, Cecília de Souza Jesus, durante o ano, são reservadas duas datas específicas com o tema Circuito das Profissões, que nada mais é do que a "ETEC de Portas Abertas". “O objetivo é mostrar toda a infraestrutura, os laboratórios, os cursos oferecidos, exposição de trabalhos dos alunos e o corpo docente”, explicou.

No espaço também haverá um ponto de inscrição para o Vestibulinho ETEC, com informações dos cursos, impressão de boleto e sorteio de squeezes. “A expectativa com o evento é a divulgação da ETEC e os cursos que são gratuitos, pois muitas pessoas não conhecem e nem sabem que o nosso ensino é gratuito e de qualidade”, observou.

O Circuito de Profissões da ETECVAV acontece das 10 às 14 horas, na Avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, 700, bairro Terra Nova. Fonte: Tribuna de Jundiaí


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ETEC Vasco Venchiarutti abre inscrições para cursos gratuitos


A Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti (Etevav) abre inscrições a partir desta sexta-feira (19) para o vestibulinho 2019. São 18 cursos gratuitos oferecendo 795 vagas. Cinco deles são integrados ao ensino médio: design de interiores, edificações, informática, informática para a internet e logística.
Em nível técnico são oferecidos os cursos de administração, agrimensura, design de interiores, edificações, informática, meio ambiente, saneamento e segurança do trabalho.

Há ainda os cursos de extensão na EE Dr. Antenor Soares Gandra de contabilidade, informática para internet e logística. Já na EE Profa. Maria de Lourdes de França Silveira há o de administração e logística.

As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 12 de novembro. A prova será aplicada no dia 16 de dezembro. O valor da inscrição é R$ 30. No entanto, até esta quinta-feira (18) estão abertas as inscrições para redução da taxa de inscrição.


Os horários dos cursos podem ser conferidos no site da Etevav. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (São Paulo e região metropolitana) e 0800 772 2829 (demais localidades).

CRONOGRAMA

Processo Seletivo Vestibulinho 1º SEM/19.

INGRESSO PARA:
Ensino Médio e Ensino Técnico

CALENDÁRIO PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO

De 16/10 até as 15h do dia 18/10/2018 - Inscrições para redução da taxa do Vestibulinho e envio por meio digital, via upload, da documentação comprobatória, no site www.vestibulinhoetec.com.br

De 19/10 até as 15h do dia 12/11/2018 - Inscrições do Processo Seletivo no site www.vestibulinhoetec.com.br

A partir de 30/10/2018 - Divulgação no site www.vestibulinhoetec.com.br do resultado da solicitação de redução da taxa de inscrição

De 30/10 até as 15 horas do dia 12/11/2018 - Inscrições do Processo Seletivo no site www.vestibulinhoetec.com.br para os candidatos beneficiados com a redução da taxa

11/12/2018 - Divulgação dos locais de Exame

16/12/2018, às 13h30min - Exame

16/12/2018 (domingo), a partir das 18h - Divulgação do gabarito oficial no site 
www.vestibulinhoetec.com.br

17/12/2018 (segunda-feira), a partir das 14h – Divulgação do gabarito oficial para acesso as vagas remanescentes no site www.vestibulinhoetec.com.br.

18/12/2018 (terça-feira), a partir das 14h – Divulgação do gabarito oficial dos Cursos de Especialização no site vestibulinhoetec.com.br.

A partir de 09/01/2019 - Divulgação da lista de classificação geral para os cursos técnicos com prova de aptidão

A partir de 16/01/2019 - Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos

17/01 e 18/01/2019 - Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula
21/01/2019 - Divulgação da 2ª lista de convocação

22/01 e 23/01/2019 - Matrícula da 2ª lista de convocação

Valor da taxa de inscrição
R$ 30,00 (trinta reais)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Câmara derruba veto a projeto do vereador Edicarlos sobre software livre


A Câmara Municipal derrubou, em sua sessão da noite desta terça-feira (16), o veto do prefeito ao projeto de autoria do vereador Edicarlos que prevê a utilização de sistemas e equipamentos de informática sem custo na administração pública, o chamado “software livre”.

O projeto havia sido aprovado anteriormente pela Câmara e vetado sob a alegação de que iria gerar mais gastos para o município, exatamente o contrário do proposto. “A exemplo do que já acontece com a Câmara Municipal, a Prefeitura poderá fazer uma grande economia utilizando o software livre e assim investir em áreas prioritárias para a nossa população”, argumentou o vereador.

Edicarlos lembrou que a própria Câmara já adotou o software livre e alcançou uma considerável economia, repassando os recursos à Prefeitura para serem investidos em áreas como saúde, educação e transporte. 

“Quero que as autarquias municipais e a Prefeitura de Jundiaí façam o mesmo que a Câmara Municipal e dezenas de prefeituras no Brasil vêm fazendo, com segurança e bom senso. Quero que antes de contratar qualquer software verifique a possibilidade de implantar software livre. Precisamos de dinheiro para atender as pessoas que tanto necessitam dos serviços públicos da nossa rica cidade”, acrescentou. “O dinheiro público precisa ser empregado da melhor forma possível, e o meu dever é fiscalizar e propor sua destinação”, finalizou Edicarlos.



segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Vereador Edicarlos confirma avanços na Educação da região no “Conexão Câmara”



Aproveitando a passagem do Dia do Professor, nesta segunda-feira (15), o “Conexão Câmara”, transmissão ao vivo feita por meio do Facebook pelos vereadores Edicarlos, Cristiano Lopes e Márcio Cabeleireiro, abordou o tema Educação.

Durante a live, o vereador Edicarlos destacou alguns avanços que estão sendo alcançados pelo Vetor Oeste na área da educação. “A Prefeitura já abriu licitação para a retomada das obras de construção da creche do Residencial Jundiaí. Essa é mais uma grande conquista da nossa região, que se ressente da falta de vagas há muito tempo”, comentou, ressaltando que a demanda no Vetor Oeste é de mais de 600 vagas e que essa creche precisa estar funcionando.

Edicarlos ainda deu outra boa notícia para a região: o centro comunitário do CDHU, hoje abandonado, será transformado em escola. “Nós temos pedido reformas e ampliações de escolas, que nós tanto necessitamos, como, por exemplo, no CDHU, que precisa de mais vagas, e agora recebemos a confirmação de que o centro comunitário, que está abandonado, será transformado em escola para crianças de 4 e 5 anos de idade. Essa é mais uma grande conquista para a nossa região”, afirmou.



quarta-feira, 10 de outubro de 2018

ATENÇÃO: abertas inscrições para processo de seleção na UPA Novo Horizonte


A GAMP, grupo que administra a UPA Novo Horizonte, abriu às 10 horas desta quarta-feira (10) as inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de profissionais que irão atuar na unidade. O prazo termina ao meio dia do dia 19.

Os candidatos interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail processoseletivojundiai@grupogamp.org.br, informando no assunto a vaga a qual deseja participar. Em caso de dupla inscrição será considerada a que foi realizada por último.

O processo prevê a análise de currículo e, posteriormente, uma prova de seleção.

Em contato com a direção do grupo, o vereador Edicarlos solicitou uma atenção especial para os moradores da região. “É uma questão até de facilidade para a administradora ter funcionários que morem perto do trabalho e para a nossa região uma grande oportunidade de novos empregos. Eles foram bem receptivos à nossa solicitação”, disse.


No link  https://www.grupogamp.org.br/images/li/edital-proc-seletivo-final.pdf você encontra todos os detalhes do edital de contratação.


terça-feira, 9 de outubro de 2018

Vetor Oeste conquista cursos profissionalizantes


Com o objetivo de levar formação profissional para os moradores do Vetor Oeste de Jundiaí, desde o início de seu mandato, o vereador Edicarlos Vieira tem reivindicado à Prefeitura que sejam feitas gestões junto ao Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) para a criação de cursos de qualificação na nossa região.



Agora, essa luta começa a dar frutos. Por meio de uma parceria entre o FUNSS, do Senac e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Novo Horizonte, teve início nesta terça-feira (9) a primeira turma do curso de auxiliar administrativo. Serão 160 horas de aulas, totalmente gratuitas.

“Cada vez mais o mercado de trabalho exige formação profissional. Além disso, muita gente vem buscando alternativas para seu próprio negócio e precisam de qualificação. Por isso, é muito importante oferecer opções de cursos gratuitos que beneficiem o Vetor Oeste, uma região distante 19 quilômetros do centro da cidade. Os cursos oferecidos pelo Fundo Social são uma grande oportunidade de formação e lutamos para que sejam oferecidos ainda mais cursos”, observou o vereador.

“Nossa luta tem sido pela descentralização dos serviços públicos. Esses cursos são uma grande vitória. Mas ainda esperamos avançar para oferecer à nossa região atividades culturais, esporte, lazer, saúde, enfim, que tenhamos as mesmas oportunidades que os moradores da região central da cidade”, acrescentou Edicarlos.  


Em breve serão iniciadas as aulas da primeira turma do curso de promotor de vendas, que será ministrado na EMEB Ivo de Bona, no Almerinda Chaves.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Aprovado projeto do vereador Edicarlos que previne violência contra professores



A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (2) o projeto de lei de autoria do vereador Edicarlos que institui medidas de prevenção à violência contra educadores na rede municipal de ensino fundamental.

De acordo com Edicarlos, pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) mostra que 51% dos professores de escolas estaduais sofreram agressão física ou verbal em 2017. 

“Os dados globais mais recentes apontam o país como o mais violento contra esses profissionais. 12,5% dos professores ouvidos na pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico disseram ter sofrido algum tipo de agressão. É o índice mais alto entre os 34 países pesquisados”, enfatizou.


Em seu pronunciamento, o vereador acrescentou que dados de registros policiais do Portal da Transparência revelam que, em média, a cada dia, quase dois professores são agredidos em seus locais de trabalho no estado de São Paulo. “Os ataques vão de soco a cadeirada”.

O objetivo da proposta é fazer alertas e promover debates nas escolas e comunidades acerca dos índices de violência contra os educadores, identificando os possíveis motivos, facilitadores e causas geradoras da violência.

O projeto prevê ainda, entre outras medidas, a prestação de assistência psicológica aos envolvidos em casos de violência nas escolas, tanto a professores quanto a alunos, bem como a seus familiares.