sábado, 29 de dezembro de 2018

Atendimento da UPA Vetor Oeste não será interrompido para transição


A partir do dia 1º de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do Vetor Oeste passa a ser gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Fênix do Brasil, que ficou na segunda colocação no processo de chamamento público, realizado com base na Lei das Licitações. 


O Grupo Gamp concordou em promover a rescisão amigável do contrato com a Prefeitura e gerencia o equipamento até o dia 31 de dezembro, quando se inicia o processo de transição administrada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a Fênix do Brasil.

“Apesar da Prefeitura estar rescindindo o contrato com o Gamp e contratualizando com a Fênix, nas mesmas condições em que a primeira venceu o certame público, todo esse trabalho será monitorado pela equipe técnica da Prefeitura e da Comissão Técnica de Avaliação do Contrato de Gestão, que conta com um representante do Conselho Municipal de Saúde (Comus), para garantir o atendimento à população. A participação da Prefeitura neste processo é para que os serviços não sejam prejudicados ou interrompidos”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

A princípio, a Fênix assume a gestão da UPA com os mesmos prestadores de serviços, quadro de funcionários e fornecedores. O valor mensal para pagamento pelos serviços de exames, atendimentos de urgência e emergência (9 mil consultas e 10 mil procedimentos) será mantido em R$ 1,3 milhão.

“Todas as deliberações até o presente momento foram feitas de acordo com as cláusulas contratuais e licitatórias do chamamento público, amparadas por pareceres jurídicos e informadas para o Ministério Público”, enfatizam os gestores Fernando de Souza (UGNJC), Simone Zanotello (UGAGP) e José Antonio Parimoschi (UGGF)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Linhas de ônibus terão horários especiais até fevereiro



A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí informa que, entre esta segunda-feira (26) e 3 de fevereiro de 2019, algumas linhas do sistema de transporte urbano municipal sofrerão alteração de horário, devido à menor demanda e necessidade de manutenção do equilíbrio do sistema, em função do período de férias escolares. Confirma abaixo as linhas que terão programação especial:

De 26 até 28/12/2018:

540 (Almerinda Chaves / Terminal Eloy Chaves)
544 (Residencial Jundiaí I / Terminal Eloy Chaves)
571 (Jardim Tulipas / Terminal Hortolândia)
903 (Expresso Terminal Colônia / Terminal Central)
950 (Terminal Colônia / Largo São José)
911 (Expresso Terminal Cecap / Terminal Cecap / Terminal Vila Arens) – linha não circula. Utilizar a 986 (Terminal Rami / Cecap via Ferroviários)

Entre 26/12/2018 e 03/02/2019:

500 (Vila São Paulo / Terminal Vila Arens)
527 (Jardim Guanabara via Vila Alvorada / Terminal Central)
552 (Cidade Nova / Terminal Colônia)
562 (Morada das Vinhas / Terminal Cecap)
583 (Residencial Anchieta / Terminal Rami)
704 (Jardim Tarumã / Terminal Vila Arens)
720 (Jardim São Camilo / Terminal Central)
907 (Terminal Vila Arens / Terminal Hortolândia via Jardim Florestal)
928 (Terminal Central / Terminal Rami)
951 (Terminal Colônia / Terminal Vila Arens)
961 (Terminal Cecap / Terminal Vila Arens)
962 (Terminal Cecap / Terminal Central)
986 (Terminal Rami / Terminal Cecap via Ferroviários)

A UGMT esclarece que, após os períodos acima, todas as linhas retornam à programação normal. Estas linhas serão monitoradas e, caso necessário, poderá retornar a programação normal antes do período mencionado para melhor atendimento aos usuários.
As tabelas horárias das 19 linhas que passarão por adequações estão disponíveis no site da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br) e nos terminais de ônibus. A população pode acompanhar as linhas em tempo real pelo aplicativo CittaMobi.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Vereador Edicarlos garante curso profissionalizante no Vetor Oeste para 70 pessoas em parceria com o Fundo Social



Uma das bandeiras do vereador Edicarlos Vieira na Câmara Municipal de Jundiaí é a formação profissional, geração de emprego e renda para as famílias do Vetor Oeste. Nesta quinta-feira (20), com a conclusão de mais uma turma no Jardim Tulipas, totaliza-se pelo menos 70 alunos daquela região formados no curso gratuito de auxiliar administrativo, aplicado pelo Senac em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

As aulas também foram ministradas no Jardim Novo Horizonte e Almerinda Chaves. 

“Lutar pela formação profissional, geração de emprego e renda para as famílias do Vetor Oeste, sempre foi um compromisso nosso. Levar estes cursos para os bairros é beneficiar diretamente a população, por isso parabenizo os alunos que tanto se dedicaram. Agradeço também ao Senac, à Prefeitura de Jundiaí e ao Fundo Social por essa parceria”, destacou Edicarlos.


Emprego

Tanto no Jardim Novo Horizonte quanto no Almerinda Chaves, os alunos contaram com a estrutura das paróquias Nossa Senhora Aparecida e São José (respectivamente) para a realização do curso. “Me ajudou bastante, tanto que consegui um novo emprego graças aos ensinamentos que tive no curso. Usei todas as dicas e técnicas passadas na sala de aula numa entrevista e fui contratada. Começo a trabalhar já em janeiro de 2019”, contou Fernanda Danielle Ramos da Silva, que participou das aulas no Almerinda Chaves e estava há quatro meses aguardando uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.

Na confraternização organizada pelos alunos, quarta-feira (19), estavam também a assistente social Karla Andrilli (representando o vereador Edicarlos Vieira), Célia Castro (diretora do Fundo Social), Rodrigo Procacino Martins (professor do curso) e Priscila Rodrigues Anfra (coordenadora da área de Gestão e Negócios do Senac Jundiaí).


Sebrae Móvel

Recentemente, o vereador Edicarlos Vieira também conseguiu com que o Sebrae Móvel estivesse no Vetor Oeste. Bairros do Medeiros, Tulipas e Residencial Jundiaí receberam o escritório sob rodas do Sebrae para atendimento de empreendedores e também daqueles que buscam iniciar o próprio negócio.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

2019: Teremos mais investimentos para o Vetor Oeste

Geração de mais empregos, cursos profissionalizantes e renda para as famílias de Jundiaí, investimentos nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança, além de uma atenção especial para o Vetor Oeste (formado por 140 mil habitantes). Estas foram as bandeiras defendidas pelo nosso mandato durante votação do Orçamento 2019 - terça (11), na Câmara Jundiaí. Aqui, o trabalho não para!


domingo, 9 de dezembro de 2018

Residencial Jundiaí tem festa com Papai Noel e show de Rick e Kelly




As famílias do Residencial Jundiaí tiveram uma tarde animada neste domingo (9), com muitas atrações e diversão para as crianças. O evento foi organizado pelo Supermercado Residencial e teve apoio do vereador Edicarlos Vieira.

Os pequenos tiveram à disposição pipoca, algodão doce, cachorro-quente, refrigerantes e água. Além dos brinquedos infláveis e cama elástica, um show com a trupe Rick e Kelly animou a todos.



“Esta iniciativa do Supermercado Residencial é muito importante para nossa comunidade, porque reúne as famílias, alegra as crianças e dá a elas a oportunidade de poderem se divertir. Desde o ano passado temos colaborado com atividades como esta no Vetor Oeste. É fundamental valorizar essas parcerias”, destacou Edicarlos.


A distribuição dos lanches e quitutes foi feita pelos funcionários do supermercado. “Todos trabalharam de manhã e vieram voluntariamente ajudar na festa. Era um sonho nosso poder fazer, além do trabalho, algo que agregasse à comunidade”, explicou Lucas Affonso, um dos organizadores do evento.


O ‘Natal Solidário’ acontece pelo segundo ano consecutivo, graças também aos demais apoiadores. “Contamos com apoio de Cataventos  Brinquedos, Andréa Salgados, CCS Embalagens, KS Bebidas, Carlos Papai Noel, do vereador Edicarlos Vieira e da Prefeitura de Jundiaí”, comentou Simone Aparecida dos Santos Furlani, do Supermercado Residencial.


Alegria 

O show de Rick e Kelly foi de muita alegria não só para as crianças. Os adultos também aproveitaram as brincadeiras, personagens e músicas. “É muito legal, principalmente porque não temos muitas atividades deste tipo, aqui. Estamos aproveitando tudo”, contou Kelly Cristina da Silva, mãe da Gabrielly, de 8 anos, e da Emanuelly, 4 anos.



“No ano passado estive aqui e vim novamente para trazer meu filho”, ressaltou Elaine Ignácio, junto com Vinicius Felipe, 10 anos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Vetor Oeste vai receber o Sebrae Móvel


A população de três diferentes regiões do Vetor Oeste de Jundiaí terá à disposição o serviço do Sebrae Móvel, entre os dias 10 e 14 deste mês. O escritório sobre rodas idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é voltado ao público que deseja investir ou já tem um pequeno negócio. A iniciativa é uma parceria da entidade com o vereador Edicarlos Vieira.

A van equipada com computadores, internet e ar-condicionado terá uma equipe técnica para orientar e oferecer informações, inclusive por meio de cartilhas. 


“O Vetor Oeste é uma cidade dentro de Jundiaí, com uma população de 140 mil pessoas e grande potencial econômico. Graças ao apoio do Sebrae, temos feito várias ações no sentido de auxiliar os empreendedores. Isso contribui também na geração de mais empregos e renda para as famílias desta região”, destacou Edicarlos.


O Sebrae Móvel ficará no Residencial Jundiaí (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1558 - próximo à UPA Vetor Oeste), dias 10 e 11 (segunda e terça); Minishopping Sarapiranga (avenida Francisco Nobre, 1031, Medeiros), dias 12 e 13 (quarta e quinta); e em frente ao Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab’ Saber (rua Ana Congani Bocalão, Jardim Tulipas), dia 14 (sexta).

"Desde o ano passado temos feito contato com os empresários nestes bairros e procurado incentivá-los. Esta ação nada mais é do que um reconhecimento pelo esforço deles junto à economia do município”, lembrou o vereador.

O gerente do escritório regional do Sebrae, Thiago Farias, destacou o trabalho realizado pela equipe técnica do Sebrae Móvel. “Nós prestamos todo o atendimento e assessoria para as pessoas, com base nos pilares que elas precisam para iniciar ou administrar o negócio: marketing, administração, jurídico, gestão de pessoas e finanças. Será uma ótima oportunidade para quem quer empreender e também para quem já tem o próprio negócio”.



 Edicarlos e Thiago Farias (à direita), durante evento para microempreendedores em Jundiaí: parceria

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Caminhão Encantando do Natal chega ao Vetor Oeste no sábado (8)



O clima de Natal invade o Vetor Oeste a partir do próximo sábado (8), com a chegada do Caminhão Encantado da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Jundiaí. A atração estará no Fazenda Grande, Almerinda Chaves e Novo Horizonte. Já no dia 14, sexta-feira, a programação prevê a passagem pelo Residencial Jundiaí, Almerinda, Jardim Tulipas e Novo Horizonte.

O veículo chega à região com o Papai Noel e as noeletes, para fotos e distribuição de balas. "Esta ação itinerante foi planejada pela ACE Jundiaí para ajudar a fomentar o comércio nos bairros também", explica o empresário Paulo Freitas, que faz parte da diretoria da entidade. "O caminhão ficou muito bonito e com certeza vai encantar crianças e adultos."

O Caminhão Encantado circulará na sexta-feira das 14 às 21 horas e no sábado das 9 às 16 horas.

Decoração

Além disso, atendendo questionamento do vereador Edicarlos, a ACE informou que também disponibilizou decoração de Natal para instalação nos postes do Vetor Oeste. A entidade adquiriu 100 novos elementos e ampliou a área de instalação.

“É muito bom ver o reconhecimento da importância da nossa região por parte das principais entidades do município. Aos poucos o Vetor Oeste está deixando de ser invisível”, comentou Edicarlos.


sábado, 1 de dezembro de 2018

VALEU A LUTA: UPA 24 horas é entregue no Vetor Oeste



Desde 2012, quando foi fundado, o Coletivo Vetor Oeste esteve empenhado em trazer uma UPA para a nossa região. Agora, essa luta foi vencida. A nossa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas foi inaugurada neste sábado (1º).

Além da UPA, no local também funcionará a Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte. O prédio tem uma Base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 24 horas, com duas ambulâncias, sendo uma do próprio Samu, para o atendimento, e outra da UPA, para transferência de pacientes.


ESTRUTURA


A UPA é um mini hospital e irá atuar como serviço de urgência e emergência 24 horas no Vetor Oeste, que compreende cerca de 144 mil pessoas. São 18 leitos (6 adultos, 6 pediátricos, 2 de isolamento e 4 de emergência). Também serão disponibilizados exames de Raio-X, ultrassom e exames de análises clínicas de urgência, com equipe formada por pediatras, clínico geral e ortopedista.

Já a Clínica da Família atenderá 40 mil pessoas e contará com 11 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, 8 equipes de Estratégia de Saúde da Família, 3 salas para coleta de sangue, 1 sala para curativos, 2 salas para vacinação, 1 sala para inalação e 1 sala para agentes comunitários de saúde.



Serão mais de 140 mil vidas atendidas com oferta de 5.590 exames laboratoriais, 1 mil ultrassons, 2 mil raios X e 360 eletrocardiogramas por mês, além da contratação de 107 pessoas para operar o equipamento 24 horas.

É esperada a realização de 9 mil consultas médicas/mês e 10 mil consultas de enfermagem.
Serão disponibilizadas ainda novas ofertas de transporte público para atender a população com a UPA e a Clínica da Família.

Com isso, a UBS do Novo Horizonte será desativada e o prédio utilizado como outro equipamento público da prefeitura, uma creche.



LUTA E CONQUISTA

A solenidade de inauguração foi marcada pela emoção, com diversas atividades culturais e apresentações de entidades e organizações instaladas na região. e homenagens a lideranças da comunidade que participaram na conquista desse benefício. O vereador Edicarlos, que se empenhou desde o início do processo pela implantação dessa UPA, chegou às lágrimas ao fim de seu pronunciamento.


Ele lembrou toda a trajetória de batalhas e comemorou a conquista.

“Foi uma luta muito grande de toda comunidade do vetor Oeste. Estamos distantes 19 quilômetros do centro da cidade e sofríamos com a falta de um pronto atendimento 24 horas. Foram muitas batalhas, algumas derrotas, mas valeu a persistência. O sonho de toda uma comunidade agora se torna realidade”.


A UPA começou a atender às 19 horas deste sábado (1º).



segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Premiação reconhece o valor de educadoras da nossa região


Um grupo de alunos, professores e diretores do sistema municipal de ensino recebeu prêmios pela realização de trabalhos inovadores durante o ano letivo. A cerimônia de encerramento dos prêmios “Jundiaí, cidade inteligente: eu faço” e “Educação Inovadora: eu faço” foi realizada no Teatro Polytheama.

Entre as premiadas estão educadoras da nossa região:

Marila Martins de Moura, da EMEB Profa. Beatriz Blattner Pupo, no Novo Horizonte, primeiro lugar na categoria “Professor Inovador Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano)”, com o projeto “A Frida que há em mim – Uma Perspectiva do Empoderamento Feminino”.

Liliane Mara Navarro Balcão, da EMEB Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, que conquistou o segundo lugar na categoria “Professor Inovador Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano)”, com o projeto “Comunicação Interpessoal, Teatro, Vínculo e Afeto”.

Fabrícia Bugarelli Gonçalves, da EMEB Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho, no Novo Horizonte, terceira colocada na categoria “Diretor Inspirador”, com o projeto “Educando as Emoções”;

Gisele Oliveira Massoti, da EMEB Benedicta Alzira de Moraes Camunhas, no Fazenda Grande, que ficou em terceiro lugar na categoria “Professor Inovador Educação Infantil II”, com o projeto “Gentileza, Seja Gentil: Sempre”.


O vereador Edicarlos enalteceu a premiação como um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos educadores. 

“Sabemos que os professores enfrentam inúmeras dificuldades no seu trabalho, mas provam, a cada dia, que temos profissionais de excelente nível na rede municipal de ensino e que é possível, sim, fazer uma educação pública de qualidade quando esse trabalho é feito com carinho e dedicação”, comentou.


Premiação

Foram premiados os três primeiros colocados nas categorias professor inovador e diretor inspirador para a Educação Infantil I, II e Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do prêmio “Educação Inovadora”. Já o “Jundiaí, cidade inteligente” premiou os três melhores trabalhos de estudantes que participaram nas categorias desenho, experimento, maquete, robótica e aplicativo. 

As propostas estavam relacionadas à melhoria da qualidade de vida, com soluções referentes à mobilidade urbana, saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer e à preservação dos recursos naturais.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Edicarlos alerta: “A saúde nunca vai melhorar enquanto o pobre não tiver acesso à estudar na Faculdade de Medicina”


Aproveitando a polêmica criada em torno do programa Mais Médicos do Governo Federal, com a desistência de Cuba de continuar participando do projeto, o vereador Edicarlos ocupou a tribuna da Câmara Municipal para fazer um desabafo em defesa da escola pública e do acesso das comunidades mais pobres ao ensino superior.

O vereador pontuou que dificilmente teremos mão de obra qualificada no país enquanto o estudante da escola pública conviver com a constante falta de professores. “Esse estudante nunca vai conseguir concorrer com um aluno de escola particular, porque vai cair no vestibular aquilo que ele deveria ter aprendido no ensino médio e não aprendeu. Não vai ter como concorrer. Não podemos aceitar que a escola pública seja sucateada”, disparou.

Destacando que existem excelentes talentos na escola pública, Edicarlos também criticou o que classificou como corporativismo que existe na Faculdade de Medicina de Jundiaí. “É uma autarquia do município, onde você paga mensalidade e não tem uma bolsa de estudo para aquele jovem da escola pública. Fui numa formatura da Faculdade de Medicina de Jundiaí e quem estava se formando? O filho de quem tem bastante dinheiro, o filho do médico", lamentou.


"Enquanto não estivermos formando médicos do Novo Horizonte, do Residencial Jundiaí, do Santa Gertreudes, do São Camilo, a saúde não vai melhorar. A saúde nunca vai melhorar enquanto o pobre não tiver acesso à estudar na Faculdade de Medicina”, alertou Edicarlos.


Para o vereador a discussão em torno do Mais Médicos abriu uma porta para que se possa contestar o monopólio que teria se formado no setor. “Hoje, as pessoas fazem medicina para ganhar dinheiro e ficar rico. E cuidar das pessoas, onde fica? Ganhar, ter lucro, em primeiro lugar, enquanto centenas de pessoas sofrem nas UTIs de todo país com a falta de médicos. Mas como vamos ter um país melhor se o pode não pode fazer medicina? Precisamos aproveitar esse momento de discussão ideológica para coloca as cartas na mesa: nós precisamos quebrar esse corporativismo. Mas como discutir igualdade se faltam professores na escola pública? Isso é vergonhoso e precisa ser mudado. Essa é a hora”, conclamou Edicarlos.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Aberto concurso para agentes comunitários de saúde para a UBS Novo Horizonte



A Prefeitura de Jundiaí abriu, nesta quarta-feira (14), concurso público para agentes comunitários de saúde, para atuação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Novo Horizonte. Também serão admitidos profissionais para outras áreas: auxiliar de consultório dentário; técnico de necropsia; médicos dermatologista, endocrinologista, fisiatra, geriatra, mastologista, neurologista (adulto), pediatra (para atuação em UBS) e psiquiatra (adulto).

O processo está sendo executado pelo Instituo Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e as inscrições devem ser feitas online de quinta-feira (15) até o dia 11 de dezembro, através do site www.ibamsp-concursos.org.br.

Os detalhes das inscrições, das informações para candidatos com deficiência e afrodescendentes, das formas de avaliação, das provas objetivas, dos títulos, da classificação, dos recursos, dos provimentos dos cargos e os anexos podem ser consultados nos editais da Divisão de Recrutamento e Seleção nº 306 e 307, de 13 de novembro de 2018, publicados na edição 4481 Imprensa Oficial desta quarta.

Para o cargo de agente comunitário de saúde, as informações podem ser obtidas no edital nº 307/2018, e estão disponíveis três vagas, para carga horária semanal de 40 horas, salário base de R$ 1.601,59. São exigidos Ensino médio completo, residência nos bairros de abrangência da UBS (Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí I e II, Jardim Novo Horizonte I e II e CDHU) e ter curso de formação inicial completo e com aproveitamento, com carga horária mínima de 40 horas.

As informações para a função de auxiliar de consultório dentário podem ser obtidas no edital nº 306/2018, há uma vaga e são exigidos Ensino Médio com técnico profissionalizante, registro em órgão da classe e experiência de seis meses. A carga horária é de 40 horas semanais, com salário base de R$2.654,41.

Para o cargo de técnico de necropsia, as informações também constam no edital nº 306/2018 e há uma vaga. São exigidos Ensino Médio com técnico profissionalizante e experiência de um ano. A carga horária semanal também é de 40 horas e o salário base é de R$ 3.386,80.

Já para os cargos de médico, cada um com uma vaga, a carga horária é de 20 horas e o salário base é de R$ 6.434,74. São exigidos Ensino Superior completo em Medicina, residência médica ou especialização na área do cargo especialista proposto, registro no conselho de classe e experiência profissional mínima de seis meses. As informações também constam no edital nº 306/2018. Para todos os cargos, além do salário base, são pagos auxílio transporte de R$ 352,00 e cartão alimentação de R$ 635,15.


“É mais uma importante oportunidade de emprego que se abre para os moradores da nossa região”, observou o vereador Edicarlos, que tem acompanhado todos os passos de implantação da UPA 24 horas do Vetor Oeste, onde passará a atender também a UBS Novo Horizonte, com inauguração prevista para primeiro de dezembro.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

A Arte da Vida do Brasil e da Itália: Casa da Fonte homenageia Inos Corradin



A emoção tomou conta mais uma vez no palco do Teatro Polytheama na tarde desta segunda-feira (12), quando aconteceu a apresentação de fim de ano dos jovens e crianças da Casa da Fonte, projeto socioeducacional desenvolvido no jardim Novo Horizonte, que tem como mantenedora a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ). Mais de 210 alunos deram um show de dança, teatro, música e poema, com o festival “A arte da vida do Brasil e da Itália com Inos Corradin”, inspirado nas obras do artista italiano que escolheu Jundiaí para viver.

“É um orgulho homenagear Inos Corradin, apresentar a sua arte aos nossos pequenos alunos e engrandecer a bagagem cultural de cada um”, reflete a coordenadora da Casa da Fonte, Maria Cristina Castilho de Andrade. Para ela, a apresentação de final de ano é muito aguardada, pois os jovens empenham muito esforço e dedicação nos aprendizados e nos ensaios. “É o momento de aplaudirmos e nos orgulharmos de todos que tornam esse espetáculo maravilhoso e emocionante!”, acrescenta.

O vereador Edicarlos prestigiou o evento e lembrou o importante trabalho social desenvolvido pela Casa da Fonte, criando condições para que crianças e adolescentes do Jardim Novo Horizonte desenvolvam atividades socioeducacionais que os preparem para uma vida mais consciente e com perspectivas positivas para o futuro. 


“É uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A Casa da Fonte faz um trabalho que ressalta valores como integridade, cidadania, responsabilidade, iniciativa e dedicação. E isso é muito importante para a nossa comunidade, pois resgata a autoestima das pessoas e prepara para o futuro”, afirma Edicarlos.

As escolas da região Cleo Nogueira Barbosa, Ivo de Bona, Dom Joaquim Justino Carreira e Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato, além do C.E.C.E. José De Marchi também participaram do evento. E o C.E.C.E. “Romão de Souza” fez uma apresentação como convidado.


O trabalho da Casa da Fonte

A Casa da Fonte é uma associação socioeducacional sem fins lucrativos patrocinada pela Cia Saneamento de Jundiaí, e recebe diariamente crianças e adolescentes no contraturno escolar com atividades diferenciadas e a ampliação de horizontes. Jovens e adultos também são assistidos em cursos semiprofissionalizantes e de geração de renda, que visam a ampliação do orçamento doméstico.


No espaço do projeto, no Jardim Novo Horizonte, são desenvolvidas atividades artísticas, culturais, esportivas, reforço escolar, oficina de emoção, preparação para o primeiro emprego, aulas de geração de renda, cursos semi-profissionalizantes, entre outros.

Com o suporte de uma equipe técnica experiente e dedicada aos objetivos do projeto, a Casa da Fonte atende mensalmente 240 crianças e adolescentes, além de 130 jovens e adultos com a prática de ações para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento de potencialidades e autoconfiança.




Além dos cursos, a Casa da Fonte estabelece parcerias com 4 escolas públicas,  o centro esportivo do bairro e o centro comunitário da Cáritas Diocesana, para ajudar na manutenção de projetos pedagógicos, esportivos e em cursos profissionalizantes.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

UPA Vetor Oeste será inaugurada dia 1º de dezembro





A espera acabou. A inauguração da UPA 24 horas do Vetor Oeste está confirmada para o dia primeiro de dezembro. Desde 2012, quando foi fundado o Coletivo Vetor Oeste, a região aguardava por esse importante benefício. Agora, essa luta foi vencida.


“Foi uma luta muito grande de toda comunidade do vetor Oeste. Estamos distantes 19 quilômetros do centro da cidade e sofremos com a falta de um pronto atendimento 24 horas. Foram muitas batalhas, algumas derrotas, mas valeu a persistência. O sonho de toda uma comunidade agora se torna realidade”, comemorou o vereador Edicarlos, que desde o início esteve empenhado nessa conquista.


No local irão funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e a Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte. O prédio terá uma Base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 24 horas, com duas ambulâncias, sendo uma do próprio Samu, para o atendimento, e outra da UPA, para transferência de pacientes.

ESTRUTURA

A UPA é um mini hospital e irá atuar como serviço de urgência e emergência 24 horas no Vetor Oeste, que compreende cerca de 144 mil pessoas. Serão 18 leitos (6 adultos, 6 pediátricos, 2 de isolamento e 4 de emergência). Também serão disponibilizados exames de Raio-X, ultrassom e exames de análises clínicas de urgência, com equipe formada por pediatras, clínico geral e ortopedista.

.
Já a Clínica da Família atenderá 40 mil pessoas e contará com 11 consultórios médicos, 4 consultórios odontológicos, 8 equipes de Estratégia de Saúde da Família, 3 salas para coleta de sangue, 1 sala para curativos, 2 salas para vacinação, 1 sala para inalação e 1 sala para agentes comunitários de saúde.

Serão mais de 140 mil vidas atendidas com oferta de 5.590 exames laboratoriais, 1 mil ultrassons, 2 mil raios X e 360 eletrocardiogramas por mês, além da contratação de 107 pessoas para operar o equipamento 24 horas.

É esperada a realização de 9 mil consultas médicas/mês e 10 mil consultas de enfermagem.
Serão disponibilizadas ainda novas ofertas de transporte público para atender a população com a UPA e a Clínica da Família.


Com isso, a UBS do Novo Horizonte será desativada e o prédio utilizado como outro equipamento público da prefeitura – uma creche.

domingo, 4 de novembro de 2018

Programa de Revisão de linhas de ônibus avança no Vetor Oeste



Dando continuidade ao processo de revisão de linhas do sistema de transporte público de Jundiaí, a partir desta segunda-feira (5 de novembro), a linha 974 (Terminal Hortolândia - Terminal Eloy Chaves) irá operar com novo atendimento e nova tabela horária. 

O novo atendimento, legenda “C”, irá substituir o atendimento da linha 575 (Terminal Hortolândia - Novo Horizonte via Santa Giovana) até o Terminal Eloy Chaves.

Com a inclusão deste atendimento o intervalo entre as viagens com destino ao Jardim Santa Giovana passou de 1h30 para, em média, 1 hora nos dias úteis, aumentando em 73% o número de viagens do Terminal Hortolândia para o bairro. 

O intervalo entre as viagens aos sábados reduziu para 1h15 e para 1h20 aos domingos e feriados.

O atendimento ao Distrito Industrial também foi ajustado com inclusão de uma viagem no pico da manhã e redistribuição de viagens no pico da tarde.

Para unificar os pontos de parada dos atendimentos das legendas B (via Geresol), e C (via Gerasol e Santa Giovana) no sentido Terminal Hortolândia serão implantados novos pontos de parada na Avenida Yamashita Yukio e Avenida Antônio Frederico Ozanan. 

Um novo ponto de parada também será sinalizado na Av. Luís Latorre, próximo ao Condomínio Master Business Park.


Tulipas



A linha 937 (Terminal Central - Jardim das Tulipas) também sofrerá alterações. Os horários foram ajustados e uma nova viagem a partir do Terminal Central foi inserida às 19h35, melhorando a oferta no pico da tarde. 

Foi também regularizado o itinerário da legenda “B”, via Avenida Dr. Wady Badra, e o ponto de referência no bairro foi alterado para a Rua Ciro Ferraz Coelho, esquina com a Rua Maria Caplica Tamega, mesmo ponto da linha 571 (Terminal Hortolândia - Jardim das Tulipas).

As novas tabelas horárias estarão disponíveis nos terminais Hortolândia, Eloy Chaves e Central e por meio do Portal da Prefeitura de Jundiaí (www.jundiai.sp.gov.br).

O vereador Edicarlos já vinha solicitando essas adequações de horários para beneficiar os moradores do Vetor Oeste. “Nossa meta é conseguir a implantação de um mini terminal na região do Residencial Jundiaí. Mas enquanto isso não se concretiza, estamos constantemente buscando melhorias para a nossa região na questão da mobilidade e temos alcançado avanços importantes”, destacou.  


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Lei do vereador Edicarlos agiliza poda de árvores

Tornar o serviço de poda de árvores mais ágil e eficiente, diminuindo o tempo de espera dos cidadãos. Com esse objetivo o vereador Edicarlos apresentou projeto que foi aprovado na sessão desta terça-feira (30) da Câmara Municipal.




O projeto altera a Lei 3.233/1988, que regula a arborização e ajardinamento dos logradouros públicos urbanos, para permitir contratação de empresa ou profissional para autorizar poda, corte ou eliminação de vegetação pública.

“Essa lei tem como principal objetivo agilizar o atendimento das solicitações feitas pelos munícipes no que diz respeito à poda de árvores”, resumiu o vereador.

Edicarlos destacou que recebe, constantemente, pedidos de poda de árvores, que são encaminhados para a Prefeitura e que, muitas vezes, demoram para ser atendidos, devido ao número insuficiente de funcionários para atender a grande demanda, uma vez que é exigido por lei um laudo para execução do serviço.

“Com essa lei aprovada, a Prefeitura poderá contratar serviços de terceiros para a elaboração do laudo necessário para execução da poda. Com isso, certamente, a prestação de serviço seria mais ágil e eficiente, diminuindo o tempo de espera dos cidadãos” acrescentou.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Reconhecimento: ETEC Vasco Venchiarutti está entre as 15 melhores escolas públicas do Brasil




Por iniciativa do vereador Edicarlos, a Câmara Municipoal de Jundiaí prestou, durante sua sessão desta terça-feira (30) uma homenagem à Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti (ETECVAV). Trata-se do reconhecimento à instituição pela qualidade do ensino, que a levou ao 10º lugar na lista das melhores escolas públicas do Estado de São Paulo e 15º entre as melhores escolas estaduais do Brasil.

Edicarlos enfatizou que a valorização e o reconhecimento das instituições que formam profissionais e cidadãos sempre terão espaço no seu mandato. “Hoje tive o orgulho de homenagear a Etec Vasco Antonio Venchiarutti, instituição onde me formei em Meio Ambiente e Edificações e para mim é um orgulho fazer parte desse momento como ex- aluno e agora como membro do Conselho. O ensino de qualidade e 100% gratuito tornou a escola técnica referência de ensino público”, comentou.




O vereador aproveitou a oportunidade para entregar aos representantes da escola uma edição da "Constituição em Miúdos", criada por meio de projeto de sua autoria aprovado na Câmara, que prevê a distribuição do material nas escolsas, levando conhecimento às crianças e adolescentes a respeio de seus direitos e deveres contemplados na nossa Lei Maior.


A diretora da ETECVAV, Rosmari Antônia Concerniani, agradeceu a homenagem, que classificou como um reconhecimento pela excelência do trabalho educacional, social e comunitário desenvolvido na escola. “Enfrentamos dificuldades materiais e estruturais e com elas aprendemos a transmitir o melhor conhecimento aos nossos alunos. Por isso, parabenizo a todos os nossos profissionais que fazem com que a escola atue com respeito e harmonia”, discursou.


Destacando que a ETEVAV conta hoje com 54 turmas, com 2.100 alunos, a diretora lembrou que estão abertas as inscrições para o exame vestibulinho visando o preenchimento de vagas para o ano que vem, em cursos técnicos 100% gratuitos e de qualidade. O prazo termina no dia 12 de novembro, às 15 horas.



Além da diretora, também prestigiaram a homenagem os professores Francisco, Ravizo, Ricardo, Serginho e Lázara, além da coordenadora do curso de Edificações, Neide, e dos alunos Vinícius Matheus, Mayara, Vitória e Lucas.

Ranking

Em julho deste ano, foi publicado um ranking de escolas que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e mais uma vez as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) surpreenderam.

De todas as públicas do Estado de São Paulo, que somaram 60 instituições, 46 delas são de ensino técnico e 11 estão na região metropolitana, o que faz São Paulo se destacar na lista.

E a nossa Etec Vasco Antonio Venchiarutti fez bonito: ficou com a 10ª melhor pontuação entre as escolas do Estado e a 15ª colocação entre as escolas estaduais do País


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Câmara homenageia ETEC Vasco Venchiarutti



Por iniciativa do vereador Edicarlos, a Câmara Municipal homenageia na sessão desta terça-feira (30) a Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti (ETECVAV). A instituição ficou com a 10ª melhor pontuação entre as escolas do Estado, avaliadas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Edicarlos se disse honrado em poder prestar uma homenagem à escola onde se formou em Edificações e Meio Ambiente e da qual é membro do Conselho atualmente. “A escola oferece cursos técnicos 100% gratuitos e de qualidade”, observou.


É interessante destacar que o governador eleito do Rio de Janeiro, o jundiaiense Wilson Witzel, também foi aluno da Escola Técnica Vasco Antônio Venchiarutti.

A sessão da Câmara Municipal de Jundiaí começa às 18 horas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Promessa cumprida: Cursos profissionalizantes chegam ao Jardim Tulipas

Lutar por qualificação profissional foi uma das principais promessas de campanha do vereador Edicarlos. Desde o início de seu mandato, ele vem lutando pela descentralização dos cursos oferecidos principalmente pelo Fundo Social de Solidariedade e agora a população colhe os frutos desse trabalho. 


Na noite desta segunda-feira (22) foi a vez do Jardim Tulipas receber o benefício, com  o início das aulas do curso de auxiliar administrativo.

“Fechamos algumas parcerias e vamos fechar mais, pois temos centenas de pessoas precisando de emprego, e muitas empresas na região também procuram por mão de obra especializada. Com qualificação terão mais oportunidades”, comentou Edicarlos.


As aulas, ministradas na Escola Estadual Professora Maria de Almeida Schledorn, são totalmente gratuitas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Vereador Edicarlos cobra melhorias para o transporte coletivo e trânsito no Vetor Oeste




O vereador Edicarlos continua lutando por melhorias na questão da mobilidade no Vetor Oeste, especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo e ao trânsito. Para discutir o problema, ele recebeu nesta sexta-feira (19) o Gestor de Mobilidade e Transporte da Prefeitura, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, e o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Carlos Augusto Motta Monteiro Navigli, que vieram conhecer de perto os problemas.

Na ocasião, Edicarlos reforçou alguns pedidos que já tinham sido encaminhados para a Prefeitura, como a adequação das linhas de ônibus para atender a UPA, implantação de lombofaixa no Residencial Jundiaí e construção de um microterminal na região.

“Pedi mais uma vez a implantação de sinalização de solo em frente à UPA e também no Residencial Jundiaí I e II e em frente às escolas da nossa região. Também reforcei a necessidade de implantação de alguns redutores de velocidade. Solicitei ainda a melhoria na qualidade do atendimento de ônibus adaptados na nossa região. E também pedimos que a Prefeitura acelere a possibilidade de criação da linha bairro-centro”, acrescentou o vereador. 


“Todas essas reivindicações nós já encaminhamos anteriormente para a Prefeitura e agora reforçamos os pedidos, aguardando que sejam atendidos”, finalizou Edicarlos



quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ETECVAV realiza Circuito de Profissões neste sábado



Neste sábado (20), a ETEC Vasco Antônio Venchiarutti abre as portas para receber os interessados em participar do 7º Circuito de Profissões. Além de acompanhar apresentações de trabalhos dos alunos da escola, quem participar também poderá conhecer os cursos técnicos oferecidos na escola.

De acordo com a Assessora Técnica da escola, Cecília de Souza Jesus, durante o ano, são reservadas duas datas específicas com o tema Circuito das Profissões, que nada mais é do que a "ETEC de Portas Abertas". “O objetivo é mostrar toda a infraestrutura, os laboratórios, os cursos oferecidos, exposição de trabalhos dos alunos e o corpo docente”, explicou.

No espaço também haverá um ponto de inscrição para o Vestibulinho ETEC, com informações dos cursos, impressão de boleto e sorteio de squeezes. “A expectativa com o evento é a divulgação da ETEC e os cursos que são gratuitos, pois muitas pessoas não conhecem e nem sabem que o nosso ensino é gratuito e de qualidade”, observou.

O Circuito de Profissões da ETECVAV acontece das 10 às 14 horas, na Avenida Engenheiro Tasso Pinheiro, 700, bairro Terra Nova. Fonte: Tribuna de Jundiaí


quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ETEC Vasco Venchiarutti abre inscrições para cursos gratuitos


A Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti (Etevav) abre inscrições a partir desta sexta-feira (19) para o vestibulinho 2019. São 18 cursos gratuitos oferecendo 795 vagas. Cinco deles são integrados ao ensino médio: design de interiores, edificações, informática, informática para a internet e logística.
Em nível técnico são oferecidos os cursos de administração, agrimensura, design de interiores, edificações, informática, meio ambiente, saneamento e segurança do trabalho.

Há ainda os cursos de extensão na EE Dr. Antenor Soares Gandra de contabilidade, informática para internet e logística. Já na EE Profa. Maria de Lourdes de França Silveira há o de administração e logística.

As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 12 de novembro. A prova será aplicada no dia 16 de dezembro. O valor da inscrição é R$ 30. No entanto, até esta quinta-feira (18) estão abertas as inscrições para redução da taxa de inscrição.


Os horários dos cursos podem ser conferidos no site da Etevav. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (São Paulo e região metropolitana) e 0800 772 2829 (demais localidades).

CRONOGRAMA

Processo Seletivo Vestibulinho 1º SEM/19.

INGRESSO PARA:
Ensino Médio e Ensino Técnico

CALENDÁRIO PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO

De 16/10 até as 15h do dia 18/10/2018 - Inscrições para redução da taxa do Vestibulinho e envio por meio digital, via upload, da documentação comprobatória, no site www.vestibulinhoetec.com.br

De 19/10 até as 15h do dia 12/11/2018 - Inscrições do Processo Seletivo no site www.vestibulinhoetec.com.br

A partir de 30/10/2018 - Divulgação no site www.vestibulinhoetec.com.br do resultado da solicitação de redução da taxa de inscrição

De 30/10 até as 15 horas do dia 12/11/2018 - Inscrições do Processo Seletivo no site www.vestibulinhoetec.com.br para os candidatos beneficiados com a redução da taxa

11/12/2018 - Divulgação dos locais de Exame

16/12/2018, às 13h30min - Exame

16/12/2018 (domingo), a partir das 18h - Divulgação do gabarito oficial no site 
www.vestibulinhoetec.com.br

17/12/2018 (segunda-feira), a partir das 14h – Divulgação do gabarito oficial para acesso as vagas remanescentes no site www.vestibulinhoetec.com.br.

18/12/2018 (terça-feira), a partir das 14h – Divulgação do gabarito oficial dos Cursos de Especialização no site vestibulinhoetec.com.br.

A partir de 09/01/2019 - Divulgação da lista de classificação geral para os cursos técnicos com prova de aptidão

A partir de 16/01/2019 - Divulgação da lista de classificação geral dos demais cursos

17/01 e 18/01/2019 - Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula
21/01/2019 - Divulgação da 2ª lista de convocação

22/01 e 23/01/2019 - Matrícula da 2ª lista de convocação

Valor da taxa de inscrição
R$ 30,00 (trinta reais)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Câmara derruba veto a projeto do vereador Edicarlos sobre software livre


A Câmara Municipal derrubou, em sua sessão da noite desta terça-feira (16), o veto do prefeito ao projeto de autoria do vereador Edicarlos que prevê a utilização de sistemas e equipamentos de informática sem custo na administração pública, o chamado “software livre”.

O projeto havia sido aprovado anteriormente pela Câmara e vetado sob a alegação de que iria gerar mais gastos para o município, exatamente o contrário do proposto. “A exemplo do que já acontece com a Câmara Municipal, a Prefeitura poderá fazer uma grande economia utilizando o software livre e assim investir em áreas prioritárias para a nossa população”, argumentou o vereador.

Edicarlos lembrou que a própria Câmara já adotou o software livre e alcançou uma considerável economia, repassando os recursos à Prefeitura para serem investidos em áreas como saúde, educação e transporte. 

“Quero que as autarquias municipais e a Prefeitura de Jundiaí façam o mesmo que a Câmara Municipal e dezenas de prefeituras no Brasil vêm fazendo, com segurança e bom senso. Quero que antes de contratar qualquer software verifique a possibilidade de implantar software livre. Precisamos de dinheiro para atender as pessoas que tanto necessitam dos serviços públicos da nossa rica cidade”, acrescentou. “O dinheiro público precisa ser empregado da melhor forma possível, e o meu dever é fiscalizar e propor sua destinação”, finalizou Edicarlos.



segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Vereador Edicarlos confirma avanços na Educação da região no “Conexão Câmara”



Aproveitando a passagem do Dia do Professor, nesta segunda-feira (15), o “Conexão Câmara”, transmissão ao vivo feita por meio do Facebook pelos vereadores Edicarlos, Cristiano Lopes e Márcio Cabeleireiro, abordou o tema Educação.

Durante a live, o vereador Edicarlos destacou alguns avanços que estão sendo alcançados pelo Vetor Oeste na área da educação. “A Prefeitura já abriu licitação para a retomada das obras de construção da creche do Residencial Jundiaí. Essa é mais uma grande conquista da nossa região, que se ressente da falta de vagas há muito tempo”, comentou, ressaltando que a demanda no Vetor Oeste é de mais de 600 vagas e que essa creche precisa estar funcionando.

Edicarlos ainda deu outra boa notícia para a região: o centro comunitário do CDHU, hoje abandonado, será transformado em escola. “Nós temos pedido reformas e ampliações de escolas, que nós tanto necessitamos, como, por exemplo, no CDHU, que precisa de mais vagas, e agora recebemos a confirmação de que o centro comunitário, que está abandonado, será transformado em escola para crianças de 4 e 5 anos de idade. Essa é mais uma grande conquista para a nossa região”, afirmou.



quarta-feira, 10 de outubro de 2018

ATENÇÃO: abertas inscrições para processo de seleção na UPA Novo Horizonte


A GAMP, grupo que administra a UPA Novo Horizonte, abriu às 10 horas desta quarta-feira (10) as inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de profissionais que irão atuar na unidade. O prazo termina ao meio dia do dia 19.

Os candidatos interessados deverão encaminhar o currículo para o e-mail processoseletivojundiai@grupogamp.org.br, informando no assunto a vaga a qual deseja participar. Em caso de dupla inscrição será considerada a que foi realizada por último.

O processo prevê a análise de currículo e, posteriormente, uma prova de seleção.

Em contato com a direção do grupo, o vereador Edicarlos solicitou uma atenção especial para os moradores da região. “É uma questão até de facilidade para a administradora ter funcionários que morem perto do trabalho e para a nossa região uma grande oportunidade de novos empregos. Eles foram bem receptivos à nossa solicitação”, disse.


No link  https://www.grupogamp.org.br/images/li/edital-proc-seletivo-final.pdf você encontra todos os detalhes do edital de contratação.


terça-feira, 9 de outubro de 2018

Vetor Oeste conquista cursos profissionalizantes


Com o objetivo de levar formação profissional para os moradores do Vetor Oeste de Jundiaí, desde o início de seu mandato, o vereador Edicarlos Vieira tem reivindicado à Prefeitura que sejam feitas gestões junto ao Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) para a criação de cursos de qualificação na nossa região.



Agora, essa luta começa a dar frutos. Por meio de uma parceria entre o FUNSS, do Senac e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Novo Horizonte, teve início nesta terça-feira (9) a primeira turma do curso de auxiliar administrativo. Serão 160 horas de aulas, totalmente gratuitas.

“Cada vez mais o mercado de trabalho exige formação profissional. Além disso, muita gente vem buscando alternativas para seu próprio negócio e precisam de qualificação. Por isso, é muito importante oferecer opções de cursos gratuitos que beneficiem o Vetor Oeste, uma região distante 19 quilômetros do centro da cidade. Os cursos oferecidos pelo Fundo Social são uma grande oportunidade de formação e lutamos para que sejam oferecidos ainda mais cursos”, observou o vereador.

“Nossa luta tem sido pela descentralização dos serviços públicos. Esses cursos são uma grande vitória. Mas ainda esperamos avançar para oferecer à nossa região atividades culturais, esporte, lazer, saúde, enfim, que tenhamos as mesmas oportunidades que os moradores da região central da cidade”, acrescentou Edicarlos.  


Em breve serão iniciadas as aulas da primeira turma do curso de promotor de vendas, que será ministrado na EMEB Ivo de Bona, no Almerinda Chaves.