sexta-feira, 26 de junho de 2020

Vereador Edicarlos defende valorização da enfermagem durante audiência pública


Retomar o debate sobre a valorização dos profissionais de enfermagem de Jundiaí foi o pedido do vereador Edicarlos Vieira, durante a audiência pública de prestação de contas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, na manhã desta sexta (26), na Câmara Municipal. Em todo País, a categoria formada por enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem defende a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

 “Todos os profissionais de Saúde devem ser valorizados, principalmente neste momento em que vivemos de atenção total à Covid19. De forma especial, defendo que devemos reavaliar a questão das 30 horas semanais dos profissionais de enfermagem assim que sairmos desta situação e a economia puder ser retomada. São eles que estão diretamente no contatos com os pacientes, com muita garra e coragem, sem baixar a cabeça um dia sequer”, destacou Edicarlos.

 O projeto de lei que trata dessa questão tramita há 20 anos no Congresso Nacional, sem perspectiva de ser colocado em votação no Plenário. A ideia é padronizar a redução da jornada de trabalho em todo o Brasil, uma vez que vários municípios já adotaram esta prática - indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reconhece as 30 horas como a carga horária ideal para um profissional de saúde trabalhar, especialmente a enfermagem que tem uma carga superior às demais.

 Levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que, entre 5 de abril e 5 de maio, o número de enfermeiros afastados do trabalho pelo novo coronavírus aumentou 48 vezes, saltando de 230 casos suspeitos e confirmados para 11 mil. O relatório aponta ainda que as mortes triplicaram no período, passando de 30 para 98 óbitos em um mês. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking, segundo reportagem da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário