domingo, 1 de maio de 2016

MUITOS AINDA CONFUNDEM O 'DIA DO TRABALHADOR' COM DIA DO TRABALHO

   "Neste dia 1. de maio também devemos refletir sobre a triste realidade do trabalho escravo e trabalho infantil.  
Grave problema social que deve ser debatido por toda sociedade em busca de Políticas Públicas que consigam eliminar essa violação dos Direitos Humanos da face da Terra".   Edicarlos Vieira

'O trabalho' não é exclusividade humana, ele é uma atividade ou qualquer movimento que pode ser executado inclusive por máquina e robôs. Pode ainda ser interpretado de diversas formas, como por exemplo, o local onde se trabalha, ou seja 'no trabalho'. 
Curiosamente, a palavra 'trabalho' deriva do latim 'tripalium', que era um instrumento para tortura durante a idade média. 

Já o(a) Trabalhador(a) é o ser humano, este sim, merecedor de todas as comemorações, ele precisa vender a sua mão de obra no sistema capitalista e, dessa maneira obter de forma digna a remuneração chamada salário, para assim sobreviver e sustentar sua família. 

O dia internacional dos(as) Trabalhadores(as) é comemorado em 1° de maio e foi instituído em junho de 1889 em Paris, pela Internacional Socialista – organização que reunia trabalhadores de todo o mundo.

A data foi escolhida porque no dia 1º de maio daquele ano milhares de operários saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para protestar contra as condições desumanas nas indústrias, na época da Revolução Industrial. A greve foi geral e reivindicava, entre outras melhorias, a redução na jornada de 14hs para 8hs diárias. A paralisação durou dias e resultou na morte de vários trabalhadores.

Portanto, parabéns pelo dia do Trabalhador, 0 1º de Maio, que inclusive é feriado na maior parte do planeta, ou seja nem dava pra ser dia do trabalho mesmo...
  
Texto: Iran Avelar, sociólogo 


Baseado em texto do blog Além da Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário