segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Área de 24 mil m² para o Instituto Federal de São Paulo é no Residencial Jundiaí II

A Prefeitura de Jundiaí e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assinaram na sexta-feira (18) o acordo de doação de uma área de 24 mil m² no bairro do Residencial Jundiaí 2, no Vetor Oeste. Próximo da zona industrial dessa região, vai abrigar o futuro campus universitário da instituição.

Assinatura do acordo reforçou a ligação entre a Prefeitura e o Instituto

“Temos atualmente um campus avançado, que iniciou alguns cursos técnicos no Complexo Argos. Mas queremos contar com um campus pleno e esse é um dos passos necessários”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, contando que nesta semana teve um diálogo direto com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, sobre os planos de Jundiaí.


A área escolhida fica na região chamada Zona de Expansão e Estruturação Urbana pelo novo Plano Diretor Participativo, que está em andamento para a etapa final, e já recebeu investimentos como a área do futuroParque Tecnológico, um novo conjunto residencial com mais de 1 mil habitações sociais, a fase final daUnidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), novas obras de infraestrutura como a ponte entre Novo Horizonte e Jardim Tulipas e outros. A doação ocorreu no regime de concessão em comodato, com prazo de 100 anos.
De acordo com o reitor do IFSP, Eduardo Medório, mesmo com as limitações atuais da economia a cidade de Jundiaí se coloca à frente de muitas outras que pleiteiam novos campus da instituição.

O secretário de Educação José Renato Polli lembrou que a mudança de perfil educacional da população exige a expansão da oferta universitária.
“É um processo gradual, mas está dentro do cenário. Ao universalizar o ensino básico e avançarmos no ensino médio, cresce a demanda pelo ensino superior que também teve reforços com programas como o ProUni, de vagas privadas, e o Fies, de financiamento estudantil”, afirmou, lembrando que há 15 anos a cidade tinha um número muito menor de vagas.
A cerimônia foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito Durval Orlato (que lançou o processo em 2013), pelo gestor da parceria na Secretaria de Educação, José Ronaldo Pereira, e outros gestores do próprio IFSP.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário