domingo, 30 de setembro de 2018

Projeto do vereador Edicarlos previne violência contra educadores nas escolas municipais



A Câmara Municipal discute e vota na sessão ordinária desta terça-feira (2) projeto de lei de autoria do vereador Edicarlos que institui medidas de prevenção à violência contra educadores na rede municipal de ensino fundamental.

O objetivo da proposta é fazer alertas e promover debates nas escolas e comunidades acerca dos índices de violência contra os educadores, identificando os possíveis motivos, facilitadores e causas geradoras da violência. 

"Lamentavelmente, a violência cresceu muito em todos os setores da sociedade. Nas escolas também e, de modo particular, contra os professores. Por isso, apresentamos esse projeto, como forma de assegurar a convivência pacífica entre estudantes e educadores no espaço escolar", justificou Edicarlos.


O projeto prevê ainda, entre outras medidas, a prestação de assistência psicológica aos envolvidos em casos de violência nas escolas, tanto a professores quanto a alunos, bem como a seus familiares.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Café com empreendedores discute opção de carreira




Empreendedorismo como opção de carreira. Esse foi o tema de mais uma edição do Café com Empreendedores, realizado na anhá desta quinta-feira (270, no Residencial Jundiaí, mais uma vez com a presença de representantes do Sebrae.

O vereador Edicarlos, idealizador do evento, destacou a importância desse tipo de encontro no momento quer o país atravessa. “Em período de crise precisamos dar mais apoio aos nossos comerciantes, pois são eles que geram milhares de empregos na cidade”, afirmou.


Os representantes do Sebrae presentes ao evento apresentaram dicas importantes para aperfeiçoar a gestão das empresas nos pontos em que mais precisam, mostrando que uma boa gestão é imprescindível para o sucesso do negócio.

A próxima edição do “Café com Empreendedorismo” será no dia 22 de novembro, a partir das 8 horas, na avenida Presbítero Manoel Antonio Dias Filho, 2.000, no Residencial Jundiaí, e tratará sobre a nova lei trabalhista e o empreendedorismo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Audiência Pública, nesta quinta-feira (27), discute Instituto Federal no Vetor Oeste


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Jundiaí, com apoio do Coletivo Vetor Oeste, realiza nesta quinta-feira (27) uma Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período 2019-2023. O evento será a partir das 19h30 na EMEB Ivo de Bona, que fica na Avenida Francisco Roveri, 505, Parque Almerinda Chaves.

De acordo com o vereador Edicarlos, que também está apoiando a iniciativa, nesta ocasião será discutido sobre a escolha de possíveis cursos a serem ofertados pelo campus, bem como a instalação do Instituto na nossa região. “A luta pela transformação do campus avançado em pleno e, mais do que isso, a construção de sua sede própria, aqui no Vetor Oeste, em terreno já destinado para essa finalidade”, explicou, acrescentando que isso só será possível com o envolvimento e a participação efetiva da comunidade da região e de toda sociedade. “Contamos com a participação efetiva da comunidade nesse evento, pois será de extrema importância para definirmos os novos rumos”.


Conheça o Instituto Federal


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), é uma autarquia federal, pública, vinculada diretamente ao Ministério da Educação.

Com a relevância de universidade, é uma instituição especializada na oferta de educação nas diferentes modalidades de ensino, básico, superior e profissionalizante. Possui excelência em seus cursos técnicos e de graduação, reconhecidos internacionalmente pelo alto nível de qualidade.
O IFSP está em Jundiaí desde 2014, instalado no Complexo Argos. O Câmpus atua no eixo de “Gestão e Negócios”, ofertando vagas em diferentes cursos e modalidades. Possui salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca própria, salas administrativas e espaços de convivência.

Ao todo, estão matriculados cerca de 250 estudantes nos cursos regulares oferecidos, fora os cursos de extensão, que possuem fluxo semestral, totalizando cerca de 1.000 alunos.


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Câmara aprova projeto do vereador Edicarlos que institui o Programa de Distribuição da “Constituição em Miúdos” na rede de ensino


A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou em sua sessão desta terça-feira (25) o projeto de lei do vereador Edicarlos, que institui o Programa de Distribuição da “Constituição em Miúdos” na rede de ensino. Trata-se de um material elaborado pelo Senado e traduz a Constituição Federal em uma linguagem mais acessível aos estudantes do ensino fundamental.



O vereador enfatizou a necessidade de se levar informação aos estudantes, apresentando dados de uma pesquisa que apontam que 78% dos alunos do ensino médio desconhecem o que é a Constituição Federal de 1988 . “A classe política precisa estar sensível a essa realidade e colocar nas mãos das nossas crianças e adolescentes algo essencial, que é a informação. Precisamos despertar em nossos estudantes os direitos, deveres e como devemos nos comportar na sociedade. Precisamos conhecer as nossas leis para lutar por uma sociedade melhor”, afirmou.

Segundo Edicarlos, a distribuição do material na rede de ensino de Jundiaí tem como objetivo fortalecer a cidadania desde a infância. “Nosso único objetivo é passar a informação correta e imparcial aos alunos para que eles possam entender seu papel na sociedade e se tornarem cidadãos conscientes que vão contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, acrescentou.


Em tempos de crise, empreendedorismo é opção de carreira. Café da manhã com comerciantes do Vetor Oeste discute o tema nesta quita-feira (27)


Com o objetivo de incentivar e fortalecer o empreendedorismo na nossa região, o vereador Edicarlos promove nesta quinta-feira (27) um café da manhã com comerciantes do Vetor Oeste. O evento contará com a presença de representantes do Sebrae, que apresentarão alternativas para que os empreendedores alcancem ainda mais sucesso em seus negócios.



Esse encontro terá como tema ‘Empreendedorismo como opção de carreira’. “Em tempo de crise temos que buscar oportunidades para nossos comerciantes, pois muitos estão fechando as portas devido à crise política, moral, que acabou sendo transformada em crise econômica e recessão. Precisamos avançar, buscar novas parcerias”, comentou o vereador.


Mais essa edição do “Café com Empreendedorismo” será a partir das 8 horas, na avenida Presbítero Manoel Antonio Dias Filho, 2.000, no Residencial Jundiaí.

O próximo encontro será no dia 22 de novembro e tratará sobre a nova lei trabalhista e o empreendedorismo.


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Definido grupo que administrará UPA do Novo Horizonte


A Imprensa Oficial do Município publicou em sua edição do dia 19 o nome da empresa que administrará a UPA do Jardim Novo Horizonte. Trata-se da GAMP – Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública. Com sede em São Paulo, a Organização Social de Saúde (OSS) já administra, desde 2016, o Hospital Universitário de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Com a definição das OSS ganhadora, agora será assinado o contrato. A partir daí começa a ser contado o prazo de 60 dias para o funcionamento da UPA e Clínica da Família.



De acordo com o gestor da unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera, serão investidos R$ 448.631,14 na implantação e mais R$ 1.242.969, 71 por mês na manutenção e funcionamento da UPA 24 horas.

 “É mais um passo importante para que finalmente a nossa região tenha a sua UPA. Estamos acompanhando esse processo desde o começo e cobrando agilidade, pois essa é uma necessidade urgente do vetor Oeste”, comentou o vereador Edicarlos.


Serão mais de 140 mil vidas atendidas com oferta de 5.590 exames laboratoriais, 1 mil ultrassons, 2 mil raios X e 360 eletrocardiogramas por mês, além da contratação de 107 pessoas para operar o equipamento 24 horas. É esperada a realização de 9 mil consultas médicas/mês e 10 mil consultas de enfermagem.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Projeto que institui a Campanha “Setembro Verde” de autoria do vereador Edicarlos é aprovado


Promover e debater a inclusão social das pessoas com deficiências. Esse é o objetivo da campanha Setembro Verde, de iniciativa do vereador Edicarlos, aprovada na sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Jundiaí.

“Entendemos que a fixação de um período do ano em que a sociedade se dedicará com mais afinco e entusiasmo a discutir questões relacionadas à inclusão social da pessoa com deficiência contribuirá fortemente para que possamos alcançar, com maior rapidez, a plena inclusão social, o que permitirá a essas pessoas participar da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos”, justificou Edicarlos.



Presente à sessão que aprovou o projeto,  o presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Jundiaí, Wagner Chachá, agradeceu ao vereador pela iniciativa, que, segundo ele, possibilitará uma maior visibilidade nos processos que envolvem e destacam a inclusão social da pessoa com deficiência. “Esse marco, com certeza, muito contribuirá para o efetivo processo de inclusão social”, afirmou.  




O Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jundiaí, Marco Antônio dos Santos, destacou a importância de uma lei municipal que incentive a inclusão social das pessoas com deficiências. “É no município que as pessoas vivem e fortalecer isso no nosso município faz com que a gente possa incluir cada vez mais as pessoas com deficiência na nossa cidade”.


A campanha


Inspirada pelo dia 21 de setembro, considerado desde 1982 o dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a campanha prevê o desenvolvimento de ações que visem estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência; identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.




Para o desenvolvimento dessas ações podem ser adotadas medidas como a realização de palestras e eventos sobre o tema; divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias; realização de encontros comunitários para disseminação de práticas inclusivas e identificação de desafios à plena inclusão social da pessoa com deficiência; IV – iluminação ou decoração de espaços com a cor verde; outras medidas que visem dar suporte e visibilidade à participação e inclusão social das pessoas com deficiência na vida comunitária.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Vereadores inovam com programa ao vivo nas redes sociais


Aproximar da população, ouvir suas reivindicações e encaminhar soluções para os problemas da cidade. Com esses objetivos, quatro vereadores de Jundiaí se uniram e decidiram lançar um “programa independente” que denominaram “Conexão Câmara”. 


Todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas, Cristiano Lopes (PSD), Edicarlos Vieira (PSD), Márcio Cabeleireiro (MDB) e Wagner Ligabó (PPS) fazem uma “live” (transmissão ao vivo) por meio de suas páginas no Facebook, onde interagem com os participantes. A cada semana é abordado um tema específico.

Segundo Edicarlos, que já faz lives individualmente desde o início do mandato, a iniciativa permite à população apresentar suas reivindicações diretamente aos vereadores. “As redes sociais hoje têm um alcance fantástico e é uma oportunidade que as pessoas têm de fazer a sua reclamação e também o seu elogio, porque não”, disse. 

“Todas as manifestações são respondidas. Pode ser que não ao vivo, durante a transmissão, por falta de tempo, mas, posteriormente, nós respondemos e, mais do que isso, encaminhamos as demandas aos órgãos competentes para que as providências sejam tomadas”, acrescentou.


As participações podem ser feitas durante a transmissão nas páginas dos vereadores no Facebook, sempre às segundas-feiras, a partir das 19 horas.

domingo, 9 de setembro de 2018

Mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto preocupa vereador Edicarlos


Há algum tempo os moradores do Novo Horizonte, Residencial Jundiaí I e II se queixam do mau cheiro exalado pela Estação de Tratamento de Esgoto. Preocupado com isso, o vereador Edicarlos procurou a Companhia de Saneamento de Jundiaí, responsável pela ETE, que recebeu um grupo de munícipes e o próprio vereador para discutir o problema.


Durante a reunião, os moradores apresentaram os dias em que mais sofrem com o forte odor, tentando explicar se o cheiro era de esgoto, mais seco e/ou ácido. Também apresentaram algumas sugestões para, pelo menos, minorar o problema, como a cobertura das lagoas de tratamento, com a colocação de algum produto que evitasse o odor.

A CSJ ouviu os moradores a fim de entender o que está acontecendo e de imediato tentar descobrir a causa do cheiro nos dias e horários específicos. De pronto, algumas possibilidades foram descartadas devido ao alto custo. No entanto, a equipe técnica se colocou à disposição e garantiu que serão estudadas formas para conter esse odor, adiantando que estudos nesse sentido já estão sendo realizados, bem como o plantio de eucalipto que serve como barreira natural do mau cheiro.

“Com a expansão urbana e o crescimento populacional da nossa região, a Estação de Tratamento vem causando este tipo de transtorno. Esse encontro foi muito importante e esperamos que o mais breve possível possam ser adotadas as medidas necessárias para redução do odor”, comentou Edicarlos.




sábado, 8 de setembro de 2018

Vereador Edicarlos solicita manutenção de lombadas na avenida da Uva



Preocupado com a segurança de motoristas e pedestres, o vereador Edicarlos está solicitando à Prefeitura que seja feita a recuperação das lombadas existentes na avenida da Uva, principalmente no bairro do Poste. A principal cobrança de condutores que trafegam pelo local é em relação à renovação da pintura.

De acordo com o vereador, as lombadas encontram-se sem pintura adequada. “Essa semana estava transitando pela avenida da Uva e quase presenciei um acidente devido à falta de sinalização. O motorista de um caminhão não percebeu a presença da lombada e precisou reduzir a velocidade bruscamente, quase causando um acidente, pois havia outros veículos atrás”.

Edicarlos afirma que a pintura precisa ser refeita com urgência. “Essa situação está muito complicada. Pessoas que vêm de outras cidades, ou mesmo moradores que não conhecem a avenida, podem não perceber a presença dessas lombadas e ter seus veículos danificados”, alertou. 


“As lombadas implantadas visam trazer maior segurança, atenção e respeito por parte dos motoristas, a fim de evitar qualquer transtorno, o que não será possível sem a devida sinalização”, acrescentou.


quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Desfile no Novo Horizonte é exemplo de civismo e amor à pátria


Moradores do Vetor Oeste de Jundiaí deram uma aula de civismo e amor à pátria na manhã desta quarta-feira (5). Acordaram cedo e buscaram as melhores posições ao longo dos 750 metros de trajeto na Estrada Municipal do Varjão para assistir de perto às apresentações comemorativas ao Dia da Pátria. O evento, que chegou à sua nona edição, é promovido pela Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, em parceria com a prefeitura de Jundiaí e Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte.



O Desfile faz parte do calendário de eventos do município desde 2014 e neste ano teve como tema “Música sem Fronteiras”.  Cerca de 2.300 pessoas desfilaram, representando 22 instituições.



O Exército Brasileiro, que abriu o desfile, as principais forças de segurança, órgãos e entidades ligadas à Prefeitura, instituições e escolas, inclusive de cidades da região, deram um show de 3 horas e arrancaram aplausos de quem compareceu ao evento.



Homens, mulheres, crianças: famílias inteiras marcaram presença no desfile e se divertiram com as apresentações que exibiram coreografias e temas variados, sempre com o Brasil e sua rica história como tema. Danças, esportes, tradições foram resgatadas com muita originalidade.


“Todo evento que envolve a integração social e o civismo é gratificante. É um grande exemplo, com certeza foi um desfile de porte até maior que em muitas cidades de nosso País. O que tivemos aqui foi um grande exercício de cidadania com manifestações culturais e a valorização do civismo”, avalia o vereador Edicarlos.




População aprova

Este foi o primeiro desfile da Independência da Isabela Estevão, de três anos. Acompanhada do pai Hélio e da mãe Angela, a blusa e laço amarelos já demonstravam o seu entrosamento com a comemoração. “Nós explicamos para a Isabela o significado desta festa e que as crianças devem comemorar pelo Brasil desde cedo”, explicou Angela, que mora no residencial Jundiaí II.



O pequeno Tomás Camargo, de cinco anos, também estava na avenida pela primeira vez. O motivo, além da festa, era acompanhar o desfile da irmã Thaís Helena, de treze. A intenção da mãe Iara Carmindo, moradora do Bairro do Poste, foi de despertar nos filhos o amor pelo Brasil. “Este é um direcionamento que vale a pena, o de respeito e do devido valor às instituições”.

Desfilaram:
 



Exército Brasileiro – 12º GAC, 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar , 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, 4º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil de Jundiaí, Defesa Civil de Jundiaí, Guarda Municipal de Jundiaí, Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar Ambiental de Jundiaí, Clube do Carro Antigo de Jundiaí , Norberto  Dumalakas – Carro Romiseta – 1958 – vermelha e branca, Fanfarra da Escola Estadual Padre José de Anchieta de Itupeva, EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, EMEB Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho, Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, EMEB Prof.ª Beatriz Blattner Pupo, EMEB Ivo de Bona, EMEB Prof.ª Marly De Marco Mendes Pereira, Escola Estadual Dom Joaquim Justino Carreira, Escola Estadual Professora Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato, Fanfarra Municipal de Cajamar, Casa da Fonte – CSJ, Centro Esportivo “José De Marchi”, CRAS Novo Horizonte (Centro de Referência da Assistência Social), Cáritas Diocesana de Jundiaí - (Centro Comunitário São Francisco de Assis), UBS do Jardim Novo Horizonte, Associação Acolhimento Bom Pastor, Fanfarra da E.E. Manoel José da Fonseca – Itupeva.






terça-feira, 4 de setembro de 2018

Câmara aprova projeto do vereador Edicarlos que prevê a utilização de software livre pelos órgãos da administração pública


A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou em sua sessão desta terça-feira (4) projeto de lei do vereador Edicarlos que prevê a utilização de software livre pelos órgãos da administração direta e indireta.


Atualmente, a Prefeitura trabalha em todos os seus órgãos, secretarias e autarquias, como escolas a UBSs, majoritariamente, com softwares proprietários, que são aqueles que exigem pagamento para aquisição, atualização e modernização de seus dados. “O que defendemos com esse projeto é a instalação em cada computador na prefeitura e secretarias um software para que o usuário possa desempenhar suas atividades sem que a prefeitura tenha que pagar por isso”, justificou o vereador.


A partir da implementação da Lei, a Prefeitura economizará com a compra de licenças de software proprietário, que somente serão utilizados mediante justificativa técnica que comprove a ineficiência da opção livre em comparação com a proprietária. 


“Não haverá uma exigência de utilização de software livre, mas sim a possibilidade de avaliar, no momento da compra, a existência de opções gratuitas. Isso em todas as áreas da administração direta e indireta. E se as pequenas, médias e grandes empresas multinacionais já estão adotando programas abertos, evitando o pagamento de milhões de dólares em licenciamento de programas, por que o Município, com uma infinidade de demandas sociais, não pode fazê-lo?“, ponderou Edicarlos.



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Desfile da Pátria será quarta-feira (5), no Jardim Novo Horizonte




A Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), por meio de uma de suas unidades – O Núcleo Educacional Antonieta Chaves Cintra Gordinho – promove o 9º Desfile da Pátria no Jardim Novo Horizonte, nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, às 8h30, com o objetivo de envolver a comunidade, as famílias e escolas do entorno.

A FACG conta com as parcerias da Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte e da Prefeitura de Jundiaí. O tema deste ano é – ‘Música sem fronteiras’. 

Participam escolas e instituições dos bairros Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí e Fazenda Grande. Também se apresentarão as fanfarras das Escolas Estaduais de Itupeva, de Cajamar e do SESI, além das Forças de Segurança do Município de Jundiaí e 12º GAC Exército Brasileiro, totalizando 20 instituições e cerca de 2.000 pessoas. Estima-se um público de cerca de quatro mil pessoas.

O vereador Edicarlos acompanha o evento todos os anos e destacou a importância deste desfile. “É uma aula de civismo. A cada ano cresce e é bonito ver toda a população participando, a auto-estima da região está elevada e o trabalho que a Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho faz é excelente”, disse. 



O 9º Desfile da Pátria será na Estrada Municipal do Varjão, 2.210 – Jardim Novo Horizonte.


domingo, 2 de setembro de 2018

Café Coletivo debate demandas do Vetor Oeste


Com a presença de munícipes e lideranças dos bairros que compõem o Vetor Oeste, foi realizada neste domingo (2) mais uma edição do “Café Coletivo”. Trata-se de um encontro onde são debatidos assuntos de interesse regional que servirão como base na construção de uma região melhor para todos.   


 O vereador Edicarlos, que coordenou o evento, destacou a importância da participação coletiva. “Planejar, dialogar e avançar rumo a mais conquistas é uma das metas do grupo e para isso é fundamental que a população participe, levantando os problemas e apresentando sugestões para sua solução”, avaliou.


 Depois de explanações individuais, onde foram apresentadas questões relevantes para a região, os participantes se reuniram em grupos, cada um discutindo um tema específico. Ao final, o relator de cada grupo apresentou as principais demandas. Entre elas, destacam-se a necessidade de uma maior oferta de ônibus; mais vagas em creches, inauguração urgente da UPA 24 horas, mais espaços para prática de esportes e lazer e a regularização fundiária de áreas como Novo Horizonte e Retentém.

“Essas demandas agora serão sistematizadas e encaminhadas para a Câmara Municipal e para a Prefeitura, em forma de reivindicação, para que tenhamos uma solução para os problemas levantados”, explicou Edicarlos.