O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino e hoje é organizado em diversos campus possuindo mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo. Durante sua história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. Teve sua fundação 1909, como Escola de Aprendizes Artífices e é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Em Jundiaí, o Instituto Federal começou no primeiro semestre de 2014, instalado no Complexo Argos, em espaço cedido pela Prefeitura Municipal. Nesse início, tem atuado na área de Gestão e Negócios, oferecendo cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada e Pronatec. Os Cursos oferecidos hoje são:
Preparatório para o Enem e exames vestibulares, Agente de Alimentação Escolar, Astronomia e Meio Ambiente, Fotografia Urbana, Botânica no Jardim Botânico, Efeitos Biológicos das Radiações, Química e Meio Ambiente, História da Arte: Leituras da Arte Moderna e Contemporânea, Perspectivas da arte: teoria, estética e história, Educação Física Escolar, Filosofia política e direito: o Estado e a sociedade civil e Excel Intermediário. Em 18/12/2016, A Prefeitura Municipal de Jundiaí assinou o acordo de doação de uma área de 24 mil m² no bairro do Residencial Jundiaí 2, no Vetor Oeste para realização e construção do Instituto na região.
O Vereador Edicarlos morador do bairro e grande interessado no fomento educacional na região, iniciou no último dia 02 (dois) de julho uma grande ação junto à outras lideranças do bairro, o chamado INSTITUTO FEDERAL NO VETOR OESTE, EU ASSINO EMBAIXO que busca através de um abaixo assinado fortalecer as relações com o Ministério da Educação e promover o debate civil acerca da importância do Instituto no crescimento do vetor.
Para quem ainda não assinou, é fácil: acesse o link https://goo.gl/eVhQrQ . Assine e acompanhe.